A região Oeste celebrou duas importantes conquistas na XII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Os municípios de Santa Rita de Cássia e Bom Jesus da Lapa foram destaques, levando para casa troféus de 1º lugar em categorias distintas: Governança Empresarial e Turismo & Identidade Territorial, mostrando para a Bahia suas iniciativas inovadoras em prol do desenvolvimento do território e do empreendedorismo local.
A gerente do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais, demonstrou alegria com o reconhecimento, afirmando a satisfação em ver as iniciativas do Oeste chegarem à final e serem premiadas, elevando a região a nível estadual e nacional. Para ela, desta forma, os municípios demonstram ainda mais comprometimento com o desenvolvimento local e a melhoria do ambiente de negócios.
“Parabenizamos a todos que cadastraram seus projetos no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, em especial aos finalistas estaduais, sendo os municípios de Carinhanha, Santana e Sítio do Mato (Consórcio Velho Chico) e os vencedores Bom Jesus da Lapa e Santa Rita de Cássia (Consórcio Consid). Este reconhecimento confirma que a região tem muitas boas práticas a compartilhar e ser exemplo para o país. Estou muito orgulhosa de todos que participaram deste prêmio e feliz pelos excelentes resultados dessa parceria com o Sebrae”, complementa.
Esta é a primeira vez que Santa Rita de Cássia concorre ao prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. O projeto desenvolvido foi “De fato e de Direito”, focado na regularização fundiária para pequenos agricultores e que conquistou não só o prêmio na categoria governança empresarial, mas também o reconhecimento pela relevância social de mais de duas mil regularizações já realizadas. O prefeito José Benedito Rocha Aragão (Zezo), expressou sua felicidade e expectativas para a etapa nacional, destacando a importância da parceria com o Sebrae e o impacto positivo do projeto na vida dos produtores locais.
“Estou muito feliz com o prêmio. É muito importante esse papel que o Sebrae faz e essa adesão que nós fizemos para levá-lo como parceiro deu uma alavancada no nosso município, e o incentivo no projeto “De fato e de direito” foi excelente porque fizemos parceria com o Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (CONSID), que nos deu os elementos necessários para que fizéssemos um grande trabalho, que vai impulsionar a vida dos produtores”, afirma o prefeito Zezo Aragão.
Enquanto isso, a cidade de Bom Jesus da Lapa, representada no evento pelo prefeito Fábio Nunes, foi vencedora na categoria Turismo & Identidade Territorial com o projeto “Capital da Fé”, em execução há oito anos. Além de fortalecer a economia local ao prolongar a permanência dos turistas na cidade, o projeto tem proporcionado oportunidades para novos empreendedores, graças à expansão de espaços destinados a esse fim.
Os municípios de Santa Rita de Cássia e Bom Jesus da Lapa foram premiados, em Salvador, no dia 23 de abril, data da realização da final do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A etapa nacional está marcada para o dia 11 de junho, em Brasília.