A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no cotidiano e tem atuado de forma direta no segmento do empreendedorismo por meio de ferramentas que auxiliam na hora de fechar bons negócios e aumentar o alcance da visibilidade das marcas e produtos. Com foco nesse mercado inovador, a Agência Sebrae de Notícias Pará conversou com o especialista Rapha Falcão que palestrou sobre o assunto na 15ª edição da Semana do MEI, em Belém.
Falcão é de Alagoas, formado em Administração e Comércio Internacional, tem MBA em Marketing, é especialista em Nanodegree em Marketing Digital pela Universidade do Vale do Silício, Pós-graduado em logística e mestre em Propriedade Intelectual e Inovação. No mercado, trabalhou como analista do Sebrae, em 2009 foi Agente Local de Inovação (ALI) e gestor do projeto do Sebrae Digital representando todos os estados do Nordeste. Desde 2016, Rapha criou o perfil “Dicas digitais” no Instagram, que conta com mais de 950 mil seguidores e tem como missão descomplicar o marketing para as pessoas.
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De que forma os pequenos negócios podem utilizar da IA?
Hoje, a Inteligência Artificial está revolucionando todo o mercado e o que a gente está vendo é apenas a ponta do iceberg com tantas mudanças, oportunidades que está surgindo para quem é MEI, porque a IA te dá ferramentas de produtividade, otimização na criação de conteúdo, de vendas e tantas outras coisas, nessa palestra eu trouxe ferramentas práticas para criação de vídeos, falar outros idiomas, criar música do zero, imagens, ferramentas de apresentações, entre outras coisas. O que está acontecendo é o que a gente chama da próxima revolução cognitiva, que é quando ocorre uma evolução muito grande e o mundo muda de uma forma drástica.
Qual a diferença entre a IA preditiva e generativa?
É aquela que tem os padrões já definidos que a gente utiliza, por exemplo quando você joga um videogame contra a máquina é um IA preditivo, ele dá os comandos baseados nos dados que tem. A generativa é que cria as coisas do zero, como imagens, vídeos e áudio, que ganhou muita força no mercado em 2021 depois do Chat GPT e está crescendo cada vez mais. Quem pega essas ferramentas e coloca em prática, sai na frente em um mercado tão dinâmico e competitivo.
Recentemente, o Instagram anunciou que vai priorizar conteúdos originais e penalizar repost, como isso entraria no mundo da IA?
Quando você cria algo pela IA é algo único, então na IA generativa, se eu criei um post para o Instagram e utilizei Chat GPT, combinado com Canva ou outra ferramenta de IA, consigo ter algo do zero. O algoritmo classifica e dá pontuações baseado naquele tipo de conteúdo, se o conteúdo está sendo repetido em vários formatos, redes e perfis, automaticamente ele entende que isso já está sendo bastante visto, porém o conteúdo que é autoral, o algoritmo vai entregar mais, porque ele vai ter a seletividade da entrega da informação, se é algo original, os criadores de conteúdo serão fortalecidos para que consigam criar mais.
Você pode citar empresas que trabalham com a IA e podem ser citados como um case de sucesso?
O LinkedIn e a maioria das empresas de tecnologia têm um bom resultado. Dados recentes apontou que 91% das empresas de tecnologia estão solicitando que a pessoa tenha habilidade com Chat GPT. Então, as empresas abraçaram a IA e nós falamos que ela atravessou o abismo, porque ela teve os usuários recentes, os novos adeptos, derrubou uma barreira que existia entre os usuários e agora todo mundo tem acesso a IA, ela veio para ficar.
Como você que é especialista no assunto, acha que vai estar daqui a um tempo?
Nesse contexto, a partir dessa revolução da IA, a gente vai ter uma aceleração tecnológica muito grande. Nos próximos cinco anos, vai haver uma aceleração das ferramentas que vão estar mais acessíveis e os pequenos negócios vão precisar se adaptar a esse novo cenário e mercado, se o concorrente tiver acesso a IA e você não, ele vai fazer as coisas mais rápido e melhor, é necessário que se comece entender isso e aplicar as ferramentas no dia a dia para evoluir.