Com o objetivo de promover o crescimento e a inovação nas indústrias, o Sebrae/PR tem fomentado o setor na região oeste paranaense. Isso porque há quatro anos, por meio do Programa Lean Manufacturing, os empreendedores do segmento passam por uma trilha de capacitações e consultorias que estimulam a implantação de um sistema de gestão baseado na manufatura enxuta.
Uma das participantes é Marciane Neitzke, sócia-proprietária da Ascinox Máquinas e Equipamentos, sediada em Entre Rios do Oeste. A empresa, que iniciou as operações com apenas três colaboradores, hoje conta com sete, fruto de um crescimento estratégico.
“Inicialmente, fomos surpreendidos com o convite do Sebrae, em 2016, para adentrar nesse projeto. Começamos com cursos presenciais e, em 2018, com o Programa Lean Manufacturing”, relembra.
Desde então, os resultados são mensuráveis. A empreendedora conta que o Programa possibilitou várias mudanças, que impactaram em benefícios nos processos produtivos, no layout, na abertura de novos caminhos comerciais e, principalmente, na estrutura.
“O crescimento nos possibilitou avançar de um pequeno espaço no fundo de casa para um barracão de 150 m², e posteriormente, para um espaço de mais de 560 m². No início parecia desafiador, mas com esse Programa, não somente a empresa cresceu, pois nós como empresários também avançamos. Ganhamos muita experiência e acreditamos que, se não estivéssemos acompanhados pelo Sebrae/PR, não estaríamos no mercado hoje”, afirma Marciane.
As mudanças observadas a partir do Programa foram substanciais, refletindo diretamente nos resultados financeiros da empresa. O faturamento da Ascinox cresceu de forma expressiva ao longo dos anos, passando de R$ 355.021,00 em 2018 para R$ 1.736.684,79 em 2022, o que representa um salto de mais de 300% em apenas quatro anos.
O resultado, segundo o consultor do Sebrae/PR, Edson Braga, evidencia o impacto positivo do Lean Manufacturing em sua operação. Ele explica que o Programa vem sendo realizado junto a empresários locais há mais de quatro anos. Com o estímulo à implantação de um sistema de gestão baseado na manufatura enxuta, que ajuda a reduzir desperdícios na produção, a aumentar a qualidade dos produtos, a diminuir tempo de entrega, a minimizar problemas e a estabelecer um processo contínuo de inovação, o objetivo é fomentar a competitividade dos participantes.
“É um trabalho aprofundado, com a presença de um consultor dentro da empresa ajudando a promover mudanças por um prazo de quatro a seis meses. As indústrias passam por uma verdadeira transformação, apresentando melhorias em diversos aspectos”, destaca o consultor.
Sobre a metodologia
Lean Manufacturing ou “manufatura enxuta”, é uma filosofia de gestão que busca evitar perdas e desperdícios nos negócios. O objetivo é eliminar da operação aquilo que não agrega valor ao processo produtivo e nem ao produto final.
Apesar de ter seu início na gestão industrial de uma multinacional automotiva, no Japão, os preceitos do Lean Manufacturing podem ser utilizados por vários tipos de negócio, independente do setor e do porte. É uma filosofia para aqueles que desejam criar mais valor para seus clientes, reduzir o desperdício e buscar melhoria contínua.
Qualquer indústria pode procurar o Sebrae/PR e buscar a implementação do lean manufacturing. O sistema de gestão é aplicado por consultorias parceiras via Sebraetec, programa por meio do qual as indústrias conseguem contratar o serviço com 70% do valor subsidiado pelo Sebrae/PR.
“É uma oportunidade que oferecemos para que as indústrias da região possam continuar avançando. Sabemos que o mercado apresenta dificuldades, portanto, o empreendedor que participa de capacitações e busca inovar, sempre tem um diferencial a seu favor”, conclui.
–