Programa vai capacitar associações que representam micro e pequenas empresas no Estado | ASN Paraná


Foi realizado em Cascavel, na última sexta-feira (24), o lançamento da segunda etapa do Capacitar. O Programa consiste em uma trilha de conhecimento e capacitações, ofertada por meio de uma parceria entre Sebrae/PR e Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar) para as Associações de Empreendedores Individuais e Micro e Pequenas Empresas.

O objetivo do Programa é oportunizar o acesso a conhecimentos específicos a membros e diretores destas entidades, a fim de transformá-las em espaços de referência no que diz respeito a oferta de soluções de excelência, que atendam às demandas dos pequenos negócios.

“Estamos felizes em seguir com este projeto, em mais uma etapa importante para continuarmos oferecendo capacitação e apoio às associações que representam as micro e pequenas empresas. Esperamos que os participantes aproveitem este Programa e que isso reflita em ações em prol dos pequenos negócios”, indicou o presidente da Fampepar e, também, do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni.

Lançamento da segunda etapa foi realizada na sede da Amic, em Cascavel.

Nova etapa

O Programa, que começou em março de 2023, passará para a segunda etapa a partir deste mês, em todo o Paraná. Está prevista a realização de workshops sobre planejamento estratégico e capacitação para diretores e colaboradores das associações. Além disso, o Programa também vai realizar pesquisas de mercado com associados e não associados; reuniões entre os participantes; visitas técnicas e de benchmarking (metodologia que oportuniza a avaliação de cenários com base na concorrência e em outros empreendimentos do mesmo segmento); palestras; consultorias; diagnóstico organizacional; e seminários regionais.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, enfatizou a importância desta renovação do Programa. Segundo ele, as capacitações são relevantes porque quando se melhoram os atendimentos às micro e pequenas empresas, o ambiente de negócios do Estado se beneficia.

“O Capacitar traz ganho para todos os lados, pois quanto mais preparadas estão as associações, mais amparadas estarão as MPE [micro e pequenas empresas]. Com isso, nosso trabalho também é ampliado, pois conseguiremos atender mais empreendedores pelo Estado”, enfatiza Tioqueta.

Diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, enfatizou a importância do Programa.

O presidente da Associação das Empresas de Micro e Pequeno Porte e Empreendedores Individuais (Ampec) de Morretes, Antônio Gomes dos Santos Filho, enalteceu o projeto.

“Que possamos realmente servir aos empresários, não só aos micros e aos pequenos, porque muitas vezes eles se encontram perdidos em meio aos desafios do dia a dia e são as nossas associações que podem ajudar. Por isso, este Programa é tão importante, já que nos ajuda a melhorar os atendimentos e os nossos serviços para que eles realmente atendam aos empresários”, comentou.

Representantes das AMPECs estiveram na abertura da nova fase do Programa.

No ato de lançamento, estiveram representadas a Associação das Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Amic); a Associação das Micro e Pequenas Empresas em Foz Do Iguaçu (Amefoz); e as Associações das Empresas de Micro e Pequeno Porte e Empreendedores Individuais (Ampec) de Apucarana, Curitiba, Lapa, Maringá, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Paranavaí, Pontal do Paraná, Sarandi e São José dos Pinhais.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *