Melhorias em ambientes de negócios nos municípios é tema de encontro | ASN Pará


As estratégias para tornar o ambiente de negócios cada vez mais inclusivo para os pequenos negócios, com foco na pluralidade e nas oportunidades geradas pela COP 30, são o centro dos debates do Transformar Juntos, aberto nesta quarta que ocorre nesta quarta (24), das 9h às 17h, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. O evento reúne representantes do Governo do Estado e de prefeituras, agentes de desenvolvimento e do Sebrae.

O evento engloba duas agendas: o Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico do Pará, no dia 24 de abril, e o Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, no dia 25 de abril, dos 144 municípios do Estado do Pará, considerados atores essenciais na transformação da realidade local das cidades amazônicas. Estima-se a participação de 250 pessoas.

No primeiro dia, foi realizado o painel “Visão estratégica para o legado COP 30”, com a participação do secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Raul Protázio Romão; da Assessora da Vice-Governadora e Coordenadora do Comitê Estadual para Realização da COP 30, Brenda Maradei; e do Diretor-Superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

“Com a COP, nós teremos uma grande oportunidade de receber pessoas do mundo todo em nosso estado. Por isso, teremos essa grande vitrine para mostrar nosso estado, a Amazônia. Precisamos aproveitar essa oportunidade para transformar o nosso estado em porta de entrada para a Amazônia e, assim, mudar o seu patamar econômico”, disse Rubens Magno, na abertura do painel.

A Coordenadora do Comitê Estadual da COP 30, Brenda Maradei, apresentou as estratégias adotadas pelo Governo do Estado do Pará para a organização do evento em Belém, como a definição do plano de ação, a busca de parcerias com instituições com experiência em grandes eventos e o Capacita COP 3, voltado à capacitação da mão de obra que vai trabalhar no evento.

“A gente entende que a COP vai deixar dois tipos de legado: de infraestrutura, com novos equipamentos de mobilidade e transporte para Belém, por ser a cidade sede; o ambiental, nos 144 municípios. Uma das preocupações do governo do estado é instituir políticas públicas ambientais que vão garantir esse objetivo, como a inclusão da educação ambiental como matéria obrigatória”, enumerou.

Encerrando o painel, o secretário-adjunto explicou o porquê do surgimento da COP (Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas) e ressaltou o papel dos municípios no processo de combate às mudanças climáticas. “Eu disse isso tudo pra gente entender que é muito grave o momento pelo qual estamos passando, há uma necessidade de nos adequarmos”, alertou.

Encontro de agentes de desenvolvimento

Nessa quinta-feira (25), será a vez do Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento e os debates continuam o dia todo. Pela manhã, haverá o Painel Pluralidade, com a participação da Secretária de Cultura do Estado do Pará, Úrsula Vidal; do presidente da ONG Olivia, Marcos Melo; e da Chef Lúcia Torres. Em seguida, a analista do Sebrae Nacional Marina Parada falará sobre o tema “Agenda ESG e Programa Sebrae Plural”. Nesse momento, serão mostradas iniciativas que ajudam a desenvolver negócios liderados por pessoas de grupos sub-representados na sociedade.

“Marketing Territorial”, com foco nas estratégias de marketing para os municípios é outro assunto que será discutido nessa quinta. Na parte da tarde, haverá atividades práticas sobre o tema.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *