Tratar do mercado da energia solar renovável com a presença de empresários de destaque para contar suas experiências foi o objetivo do Solar Talks, evento ocorrido na última sexta-feira (16), no hotel Intercity. A ação é fruto da parceria entre o Sebrae Bahia e a Associação Baiana de Energia Solar.
“O Solar Talks é um momento de troca de conhecimento networking e boas práticas porque trazemos especialistas do setor, empresários, normalmente como cases de sucesso, e as boas práticas que conseguiram implementar nos seus negócios e que podem ser compartilhadas com outros empresários do setor”, explicou a analista técnica do Sebrae Hirlene Pereira.
O gerente do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira, agradeceu a presença dos participantes e incentivou as trocas de experiências. “Garantimos que faremos a melhor entrega possível através dos nossos parceiros e dos palestrantes. Também queria fazer uma provocação para que se permitam trocar entre vocês, fazer e experimentar esse networking. Temos o propósito de encontrar caminhos que levem o negócio de vocês a atingir o melhor potencial possível”, garantiu.
Para dar início ao evento, Isaque Guanabara, CEO do Mercado Solar, contou sobre o trabalho realizado ao longo de 12 anos no mercado de energia fotovoltaica e as soluções criadas para o setor. Segundo Isaac, entre 2012 e 2014, o mercado ainda não existia. “Para o mercado existir, fizemos manualmente. Tive a oportunidade de apoiar no desenvolvimento de produtos, testando e fazendo adequação de hardware para o mercado brasileiro, com êxito, pois tive o primeiro inversor a ser certificado pelo INMETRO”.
Diante de um mercado com pouca informação sobre a energia fotovoltaica, Isaac explicou que muitas dúvidas e demandas de apoio aos projetos chegavam e isso o fez buscar ajudar os clientes. “Foi montado um centro para trabalharmos num dos primeiros suportes técnicos de inversores do Brasil”, relembrou.
Além disso, também foi percebida a necessidade de capacitação dos integradores. “A gente tem uma parceria muito grande também com o Senai e o Sebrae, que é um grande parceiro e já tivemos mais de 4 mil integradores capacitados”.
Para Isaac, o mercado tem mudado rapidamente e os empresários precisam acompanhar as mudanças. “O mercado que existia até 2022, já não existe mais. Quem está há mais tempo tende a entrar na zona de conforto e não acompanhar diariamente as mudanças”, ressaltou.
Já Marcelo Abuhamad, CEO do Bonö Group, iniciou no mercado de energia solar em 2006 com a construção da primeira usina para um cliente. Em 2018, o empresário conta que houve uma melhora, a empresa passou a participar de feiras, eventos e a fazer usinas de maior porte. “A gente começou a se diferenciar, principalmente, porque passamos a buscar clientes maiores. Desde 2018, precisávamos ir para minigeração, que é onde quase ninguém faz, onde a barreira de mercado é mais alta e onde não cairia na vala comum do setor”.
No final de 2018, a empresa conseguiu um edital público para realizar a obra da Samae, em Jaraguá do Sul, uma usina de 400 kWp, em 30 dias. Em 2019, foi realizado um projeto de usina de megas. Já no ano seguinte, a empresa deixou de atender projetos residenciais. “Ao final de 2019, 80% do faturamento era vinculado às obras de minigeração e 20% com as obras de microgeração”, contou. Em 2021, a empresa criou a Sunhub, a fim de olhar para o mercado de energia solar de forma corporativa B2B.
Para Ellem Roberta, proprietária da Elementar Energia Solar Engenharia, participar do evento foi importante, pois conheceu e conversou com empresas do setor, além de saber da experiência de negócios bem-sucedidos. “A gente consegue trocar com pessoas do setor e também movimentá-lo. Aprender com empresários como Marcelo, que falou da trajetória dele de começar a alcançar novos degraus. Isso é importante para o integrador por nos fazer entender que conseguimos subir e evoluir assim como ele fez”.
Ellem ainda complementou com uma avaliação da fala de Isaque Guanabara sobre estar atento para manter as garantias junto ao fornecedor. “Ele trouxe informações de equipamento, atualizações do mercado, como o setor novo de mercado sobre a bateria. Se conseguirmos entrar nesse mercado de baterias e entregar para clientes que já compraram conosco, pode ser um know-how e a possibilidade de alcançar um público novo para nós”, afirmou.
O Solar Talks faz parte do projeto BA Solar, que tem como foco as empresas de energias renováveis e fotovoltaica. O projeto oferece uma trilha solar padrão de capacitação e mentoria aos empresários. Nela, trabalha-se competências e habilidades da gestão do negócio, com base no planejamento, vendas, marketing, finanças, inteligência comercial e gestão de pessoas.
O projeto foi iniciado em maio, com consultorias voltadas a um grupo de 20 empresas de energia solar. Além disso, o projeto tem ações de mercado e participações em feiras, a exemplo da missão para a Intersolar, maior feira de energia solar, em São Paulo, em conjunto com o Fórum de energias renováveis, do Sebrae do Rio Grande do Norte.