Sebrae-SP e Prefeitura de Timburi firmam parceria para ações de educação empreendedora | ASN São Paulo


O Sebrae-SP e a Prefeitura de Timburi firmaram uma parceria para promover ações de educação empreendedora no município. Os representantes do governo municipal e da instituição estiveram reunidos no dia 10 de abril para alinhar os detalhes da implantação dos programas. As ações vão envolver 163 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Gilda Zanforlin dos Reis Thosi, do 1º ao 5º ano.

De acordo com a analista de negócios do Sebrae-SP Simone Carvalho Domingos, as ações de educação empreendedora buscam criar um ambiente propício à aprendizagem para favorecer o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender.

Além de Simone, também participaram da reunião: vice-prefeito Anderson Solé; secretária da Educação de Timburi, Joice Rueda; o diretor do ensino fundamental, Rogério Mendes; a coordenadora do ensino fundamental, Franciéle Corcovia; e a agente Sebrae Aqui de Timburi, Elaine Mattiazzo.

Programas
Em 2024, será realizada a aplicação dos “Objetos de Aprendizagem” para os professores, que serão os responsáveis em trabalhar as ações com os alunos. Estão incluídas atividades literárias, filmes e jogos com o objetivo de sensibilizar os jovens a refletirem sobre valores, atitudes empreendedoras, cidadania, ética, sustentabilidade, diversidade e a busca do autoconhecimento para despertar competências e habilidades.

Para 2025, será realizado o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp). O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida.

São trabalhadas atividades específicas para cada ano, levando em consideração aspectos como a faixa etária dos alunos. Os temas são: Descobertas no jardim sensorial (1º ano), Descobrindo alimentos e temperos naturais (2º ano), Brinquedos ecológicos (3º ano), Produções culturais criativas (4º ano), e Sabores e cores regionais (5º ano).



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *