Sebrae-SP certifica 19 mulheres no programa “Elas na Construção” em Sorocaba | ASN São Paulo


Algumas das formandas do 1º ciclo do programa “Elas na Construção” (Foto: Sebrae-SP)

Para reconhecer a dedicação de 19 mulheres no primeiro ciclo do programa “Elas na Construção”, o Sebrae-SP realizou uma cerimônia de certificação para as concluintes em Sorocaba no último dia 11 de junho, em seu escritório regional. Durante o evento, quatro formandas foram pegas de surpresa e contratadas por empresas parceiras do projeto, como a Prefeitura de Sorocaba, Seconci, Sinduscon, Senai, Hidráulica Tropeiro, Hublar, Splice, Construtora Planeta, Guia do Construtor, Saint Gobain e Atua Agência.

Juliana Ribeiro Sanches foi uma das mulheres formandas no projeto. Ela conta que é mãe solteira de três moças, sendo duas com deficiência visual total. Explica que ficou muito tempo fora do mercado de trabalho para cuidar delas, o que inviabilizou os estudos por tempo e dinheiro. “O projeto ‘Elas na Construção’ veio como uma oportunidade de ouro, pois mostrou o quanto nós, mulheres, somos capazes de fazer o que quisermos. um desafio que superou as minhas expectativas!”, comemora.

A formanda conta que nunca se viu fazendo reboco, mas agora tem prazer na prática, assim como em outras atividades da construção civil, como instalação hidráulica, elétrica, pintura, revestimento cerâmico e drywall. “Estou muito feliz de verdade! No dia da minha formatura fui surpreendida pela contratação. Esse é praticamente o meu primeiro emprego! Quando a representante da Construtora Planeta anunciou a contratação, foi uma alegria imensa e uma sensação de alívio. Pensei comigo: ‘eu sou capaz, eu consegui chegar lá e posso ir além’. Agora vou em busca do meu sonho que é a engenharia civil”, completa Juliana.

Novas vagas em Sorocaba

Após as certificações, o Sebrae-SP abriu 100 novas vagas para o próximo ciclo do programa, com previsão de início em julho, que vai contar com temas como construção de alvenaria, aplicação de piso vinílico, rejunte, argamassas e impermeabilizantes, e hidráulica. Todos os cursos são técnicos e gratuitos. Além deles, as inscritas vão participar também do curso 1000 Mulheres do Sebrae-SP e de NR18, do Seconci. As mulheres interessadas podem entrar em contato pelo telefone (15) 3229-0276.

“Ter cada vez mais mulheres na construção civil é uma conquista muito importante para a representatividade feminina e para a sociedade de maneira geral que ganha mais profissionais capacitadas na área. Estamos muito felizes pela conclusão destas 19 mulheres e esperamos ainda tantas outras para este novo ciclo que se inicia. O setor da construção civil segue crescendo na cidade e demanda por mais mão de obra e novos negócios qualificados”, destaca a analista de negócios do Sebrae-SP, Karen Alves.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *