Sebrae Rio lança material gratuito sobre ESG | ASN Rio de Janeiro


Impacto ambiental, Responsabilidade social e Governança corporativa são princípios da ESG, que vêm sendo adotados por várias empresas no mundo. Os pequenos negócios também podem e devem equilibrar lucro com consciência social, ambiental e transparência em seu dia a dia. Para apoiar quem empreende nesta caminhada sustentável, o Sebrae Rio criou um manual gratuito de “Boas práticas de ESG nos pequenos negócios”, que pode ser acessado pelo link.

“As micro e pequenas empresas podem integrar e implementar boas práticas de ESG (ambientais, sociais e de governança) em suas estratégias empresariais, inclusive como diferencial competitivo, tornando-as mais atrativas no mercado. Os empreendedores devem estar atentos às novas oportunidades de negócios e às soluções disponíveis para a adoção dessas práticas, garantindo a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo de seus empreendimentos”, esclarece Andréia Lopes, coordenadora de Conexões Corporativas do Sebrae Rio.

A implementação das diretivas de ESG atrai consumidores mais conscientes e investidores pautados pelo compromisso sustentável e responsabilidade social. Para isso, o Sebrae Rio lista 12 medidas que o empreendedor pode adotar dentro das suas empresas.

Pense em ações de pequeno, médio e longo prazos para sua empresa;

Invista em conhecimento específico sobre ESG;

Promova entre seus colaboradores e parceiros a cultura das boas práticas;

Priorize e antecipe regulamentações e certificações;

Pesquisa ações de energia limpa para implementar no seu negócio;

Busque meios de tornar sua cadeia produtiva eficiente e sustentável;

Esteja a par dos eventos climáticos e compromissos em todo o mundo;

Implemente ações sociais e ambientais efetivas e compartilhe conhecimento com a comunidade no seu entorno;

Eduque o consumidor de forma imparcial a respeito dos impactos climáticos;

Incentive o consumo consciente e incorpore a circularidade no negócio;

Seja exemplo de igualdade e justiça social, buscando implementar ações inclusivas;

Seja transparente na comunicação com o público final.



Fonte: Sebrae

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