Sebrae Minas e CISPAR assinam acordo inédito para compras públicas de inovação no país | ASN Minas Gerais


O Sebrae Minas e o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba – CISPAR assinaram, no dia 3 de maio, em Patos de Minas, um acordo de cooperação técnica para fomentar a inovação aberta por meio do processo de compras públicas de inovação. O Consórcio é o primeiro do país a estabelecer esse tipo de parceria.

O acordo tem abrangência nacional e é focado em ações conjuntas para o fomento de pequenos negócios de inovação capazes de solucionar problemas do Consórcio e das administrações públicas. Com metodologia desenvolvida pelo Sebrae, dentro do programa Catalisa.GOV, as finalidades da parceria são aprimorar a gestão de serviços e processos públicos, aumentar os impactos positivos gerados à sociedade e amplificar oportunidades de negócios para pequenas empresas inovadoras.

“O processo de compras públicas de inovação desempenha um importante papel na promoção da inovação aberta no setor público, que por sua vez, tem um impacto significativo no bem-estar da sociedade e no ambiente de negócios dos territórios. Ao adotar uma abordagem de inovação aberta, o setor público pode acessar tecnologias e soluções desenvolvidas pelo setor privado, ampliando sua capacidade de fornecer serviços mais eficiente e de qualidade” reforça o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Serviços Financeiros do Sebrae Minas, Rogério Corgosinho.

Os resultados esperados do acordo de cooperação técnica são melhoria de serviços e processos públicos de responsabilidade do CISPAR; aumento de impactos positivos da atuação do Consórcio junto à sociedade; e geração de oportunidades de negócios a pequenas empresas inovadoras.

Compras Públicas de Inovação

As compras públicas de inovação têm o potencial de abrir novos mercados para empresas emergentes e startups, impulsionando a competitividade e a diversificação no mercado. Ao priorizar a contratação de soluções inovadoras, o setor público atende as necessidades dos cidadãos de forma mais eficiente e estimula a criação de novos produtos e serviços, seja no mercado nacional ou internacional.

Esse movimento fortalece a posição das pequenas empresas no cenário econômico e enriquece os ecossistemas locais de inovação, promovendo a colaboração e o intercâmbio de conhecimento entre diferentes atores. A implementação efetiva do processo de compras públicas de inovação é essencial para catalisar o desenvolvimento econômico, melhorar a qualidade dos serviços públicos e cultivar uma cultura de inovação e cooperação que beneficie toda a sociedade.

Catalisa GOV

Para destravar e impulsionar o processo de compras públicas de inovação e amplificar os impactos esperados, o Sebrae criou o Catalisa GOV, uma jornada nacional de sensibilização, capacitação e consultoria técnica para apoiar gestores públicos nas atividades e decisões que precisam ser tomadas ao longo do processo.

O Catalisa GOV foi pensado para ajudar gestores públicos a realizar compras públicas de inovação. Para isso, faz o elo entre startups e pequenos negócios inovadores com o mercado do setor público brasileiro. É a cultura da inovação aberta sendo utilizada para tornar os serviços públicos mais eficazes
as pessoas e transformadores à sociedade.

Os objetivos do programa são serviços públicos mais eficientes, gerando inúmeros impactos sociais e ambientais positivos para a população; contratação de soluções inovadoras para resolver problemas públicos de forma eficaz, com os instrumentos jurídicos adequados, realizando testes e implementações graduais; acesso possível a empreendedores de pequenos negócios inovadores de todo o país; mobilização de todos os ecossistemas locais de inovação brasileiros; e incentivo ao empreendedorismo inovador no Brasil.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

Josiane Silveira

(31) 3379-9275 / 9276 / 9278 / 9139

(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)

[email protected]

mg.agenciasebrae.com.br



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *