Princesa investe em estruturação do setor de compras públicas e é destaque em premiação do Sebrae/SC | ASN Santa Catarina


          Desde 2022, o SENAI de Xanxerê conta com o projeto que instiga jovens para o mercado de trabalho da indústria

Conectar e despertar alunos para as oportunidades que a indústria oferece. Esse é o propósito do Projeto Chão de Fábrica, lançado em 2022, no SENAI Xanxerê. Por meio de visitas, palestras técnicas e de diálogo com industriais, os jovens têm a chance de conhecer como é o ambiente industrial, os processos e serem conectados com profissionais do setor.

“A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) prepara profissionais, garantindo que a indústria catarinense conte com os melhores talentos. Isso inclui desde cursos técnicos e graduações até programas de aperfeiçoamento e atualização profissional. O Projeto Chão de Fábrica é a representação da qualidade e inovação para instigar as novas gerações para este mercado”, explica o gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti.

O professor, Maicon de Bortoli, destaca que o projeto favorece que a indústria se conecte com a mão de obra técnica que entrará no mercado de trabalho, formando um networking colaborativo. “Acreditamos que cada estudante merece oportunidades para crescer e se desenvolver. Queremos proporcionar o conhecimento do mercado de trabalho e das diversas empresas da região. Enxergamos que são oportunidades despertar o interesse deles e explorar as diversas possibilidades que a indústria oferece para sua formação e crescimento profissional.”

Maicon ainda salienta que além de visitas, é criada uma rede de relacionamento a partir das palestras técnicas. “Durante essas palestras, o conhecimento é ampliado, refinado e vivenciado na prática pelos alunos. A abordagem metodológica e simplificada das tecnologias e dos serviços da indústria é utilizada para facilitar a compreensão dos alunos. Essa estratégia envolve não apenas a transmissão de conhecimento teórico, mas também a aplicação prática e o desenvolvimento de conexões interpessoais na área técnica”, frisa o professor.

Ainda no projeto, por meio do networking com grandes empresas e empreendedores, são oferecidas oportunidades de capacitações extras com treinamentos específicos dentro das indústrias. conhecimento e abordagem das novidades da indústria, principalmente com o crescimento constante da tecnologia e da Indústria 4.0. Possibilidades da concretização de negócios, pois dentro das escolas técnicas estão os consumidores dos produtos e serviços industriais.

Indústria 4.0

Os serviços de Indústria 4.0 buscam desenvolver soluções em automação, manufatura avançada, sensoriamento e avaliação de maturidade das linhas de produção. Também chamada Quarta Revolução Industrial, é um conjunto de transformações que mudam tanto as formas de produção, quanto os modelos de negócios das indústrias.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site





Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *