Parceria entre Barbados e Belém visa capacitar o trade turístico paraense para o turismo internacional  | ASN Pará


Uma das ilhas mais turísticas do Caribe, Barbados está disposto a compartilhar seus conhecimentos com o Pará, fortalecendo a capacidade do Estado de atender o turismo internacional. Graças ao projeto Carizonia, agentes do mercado de turismo paraenses devem receber treinamentos sobre hospitalidade, turismo e liderança. A solução Sul-Sul, firmada em junho, está em fase de implantação e deve avançar esta semana, com a visita de representantes da Embaixada de Barbados a Belém, nessa terça-feira, dia 9 de julho.

Parceiro estratégico para incluir os pequenos negócios nas oportunidades abertas, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae/PA) participa das conversas sobre os próximos passos do projeto, que também inclui o ensino de inglês — projeto Belém Bilíngue — para preparar empreendedores locais para receber os turistas estrangeiros durante a COP 30, em 2025. “Nossa intenção é democratizar as oportunidades que surgirão com a realização da conferência climática global na Amazônia, incluindo micro e pequenos negócios para transformar nossa região em um destino que não só receba tão bem seus visitantes quanto Barbados, mas também faça isso de maneira inclusiva”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

O Pará recebeu, no final do século XIX, imigrantes de Barbados, cujos descendentes ainda vivem lá. A embaixadora de Barbados no Brasil, Tonika Sealy-Thompson, afirmou, durante a visita dos brasileiros, que as duas localidades têm uma “conexão ancestral” e que “a educação é um empreendimento global”, justificando a parceria.

Sobre a COP

A Conferência das Partes (COP) é o maior e mais importante evento sobre clima e meio ambiente do mundo. A conferência é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1995 e reúne líderes de diversos países. A COP tem o objetivo de debater as mudanças climáticas, encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos entre os países.

PROGRAMAÇÃO – VISITA EMBAIXADORA

Data: 09.07 / Terça-feira

9h às 9h45: Apresentação do setor produtivo no Estado do Pará

Participantes: Carlos Xavier (Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará – Faepa) e diretores do Sebrae

9h45 às 10h: Diálogo da AMZ Tropical Gin de Jambu

Participantes: Leandro Daher (CEO)

10h às 11h: Atuação do Sebrae para relacionamento com o Barbados através de ações realizadas na área da Economia Criativa e FAC

Participantes: Diretores Rubens e Domingas e técnicos do Sebrae (Berg e Igor)

11h às 11h45: Apresentação das ações do Governo do Estado para a COP 30

Participantes: Representante do Trio COP 30 e diretores do Sebrae

11h45 às 12h30: Intercâmbio com Secretaria de Turismo do Estado do Pará (Setur)

Participantes: André Godinho (Diretor da Setur) e diretores do Sebrae



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *