Natal – O evento “Conexão Transformação Digital”, uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), promoveu um debate sobre aspectos relevantes para o setor de alimentos e bebidas. O evento aconteceu nesta quarta-feira (29), na sede do Sebrae, em Natal, reunindo especialistas, empresários e entusiastas do setor de alimentos e bebidas para discutir as tendências mais recentes e relevantes para a indústria, especialmente as relacionadas à transformação digital.
Entre os temas discutidos estavam as últimas tendências, tecnologias emergentes e inovações que estão transformando o setor. A inteligência artificial e o marketing digital também foram abordados, destacando suas aplicações para impulsionar estratégias de vendas. Adicionalmente, foi apresentado um case de sucesso local, a “Loucos por Coxinha”, que se destacou como exemplo de como práticas inovadoras e a adoção de estratégias multicanais podem elevar uma empresa no mercado competitivo.
De acordo com a gestora do projeto de Alimentos e Bebidas e analista técnica do Sebrae-RN, Ana Carolina Ribeiro, a escolha do tema central do evento, transformação digital, foi demandada pelos empresários, que identificaram durante evento de planejamento realizado no Sebrae no início do ano, a transformação digital e liderança como áreas prioritárias. “Essa abordagem inicial permitiu estruturar o evento de forma a oferecer conteúdos relevantes e aplicáveis para o público-alvo, focando especialmente na indústria de alimentos e bebidas”, explica.
O chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa, André Dutra, iniciou o debate destacando as perspectivas futuras para o setor alimentício. Como especialista em tecnologia de alimentos, Dutra expôs as projeções da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que preveem um crescimento populacional para dez bilhões de pessoas até 2050. “O aumento expressivo impõe o desafio significativo de duplicar a produção agrícola atual para atender às demandas futuras”, enfatiza.
Na ocasião, André Dutra também ressaltou a capacidade de inovação dos empreendedores do Rio Grande do Norte.
“Há uma crescente demanda por produtos que combinam saudabilidade e sustentabilidade. No Nordeste, com a diversidade das frutas tropicais há um potencial imenso, representando uma oportunidade única para os micro e pequenos empreendedores explorarem”, destacou.
Outro foco importante do evento foi o uso do marketing digital e da inteligência artificial. Tanto para empreendedores estabelecidos que buscam manter sua competitividade no mercado quanto para novos empresários que aspiram ao sucesso, compreender e utilizar eficazmente as plataformas online e as redes sociais é essencial para alcançar resultados significativos. A discussão, conduzida pelo CEO da Escola de Leads, Alberto Kastro, destacou como essas ferramentas podem ser estrategicamente aplicadas para otimizar a presença online e maximizar o engajamento e as vendas.
O evento “Conexão Transformação Digital” apresentou ainda o case de sucesso inspirador da “Loucos por Coxinha”, a maior franquia de coxinhas do Norte e Nordeste do país. Representada por Eridiane Félix, analista de negócios, a empresa compartilhou sua trajetória, demonstrando como a inovação foi fundamental para sua transformação. Ao longo de seus dez anos de operação, a “Loucos por Coxinha” adotou diversos modelos de venda e explorou a multicanalidade, adaptando-se continuamente às novas demandas do mercado e às oportunidades tecnológicas, solidificando assim sua posição de liderança no setor.
Expositores
Além das palestras, durante o evento, diversos expositores parceiros tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos, destacando a rica diversidade e a alta qualidade dos itens produzidos no Rio Grande do Norte. O Sindicato de panificação trouxe para degustação produtos comercializados nas empresas sindicalizadas e também deixou o convite para a Expopão, evento que será realizado nos dias 17 e 18 de outubro na Ferreira Costa que contará com palestras, oficinas e rodadas de negócios.
O Picolé de Caicó, as linguiças artesanais da Dorgam e as populares coxinhas da Loucos por Coxinha também estavam com degustação em seus stands durante o evento.
Outro destaque do evento foi a UAU Delícias, que aproveitou o evento para lançar no Sebrae um modelo de negócio inovador: a primeira padaria móvel. A empresa surgiu durante a pandemia como uma forma de adaptar seu modelo de negócios, que inicialmente se concentrava em salgados. A inovação permitiu à UAU Delícias diversificar seu portfólio com uma ampla variedade de pães, atendendo às novas necessidades do mercado e dos consumidores.
“Desenvolvemos um modelo de delivery especializado em pães e produtos de padaria. Com nossa nova padaria móvel, conseguimos entregar diretamente em condomínios e eventos, por exemplo, podendo alcançar ainda mais público que uma padaria tradicional”, destaca Rosimara Rêgo, fundadora da empresa.
Parcerias em prol da Transformação digital
Refletindo o compromisso do Sebrae com a modernização do setor de alimentos e bebidas, o evento também abriu espaço para apresentação de iniciativas focadas na transformação digital. Entre as principais ações citadas, destacam-se o programa “Mais Performance”, desenhado para aumentar a competitividade das empresas brasileiras, e o “Brasil Mais Produtivo”, ambos voltados para a otimização de processos e a inovação. Além disso, foi introduzido o “Projeto PROCOMPI Transformação Digital para Micro e Pequenas Indústrias”, uma nova vertente do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), executado pela FIERN.
“Hoje conseguimos sensibilizar o público sobre a importância da transformação digital. Agora, nosso foco será trabalhar individualmente com os participantes e interessados para aprofundar o conhecimento nos produtos e serviços que o Sebrae oferece nesse segmento, especialmente através dessas iniciativas apresentadas que podem contribuir e muito com os micro e pequenos empreendedores”, avaliou a analista técnica do Sebrae e coordenadora do evento, Ana Carolina Ribeiro.
O “Conexão Transformação Digital” é uma realização do Sebrae-RN em parceria com a FIERN e Instituto Metrópole Digital.