A unidade regional do Sebrae em Juazeiro, no Norte da Bahia, recebeu nesta quinta-feira (4) mais de 50 empresários da região que atenderam ao chamado para participar de palestra sobre gestão financeira, ministrada pelo consultor Fred Williams Braga.
A palestra gratuita reuniu representantes dos setores de comércio varejista e serviços, nos segmentos de revendedoras de pneus e produtos automotivos, beleza, mercadinhos, quitandas, bares e restaurantes, entre outros.
De acordo com o especialista, “os números falam” e é essencial que o empresário saiba interpretar o que eles dizem ao final do dia, do mês ou do exercício contábil para abalizar as tomadas de decisões.
Contador por profissão, o empresário Afonso Fonseca esteve presente e participou ativamente levantando questões e dirimindo dúvidas. “Foi sensacional. Se pudesse, daria nota mil. A palestra trouxe para nós conhecimentos que deveríamos aprender na escola, para empreendermos de forma correta e transparente. Com certeza voltarei sempre para participar desses encontros supervaliosos”, prometeu.
Zeny Tupiná, dona do Restaurante Divino Sabor, ressaltou que os conteúdos apresentados facilitam conhecer melhor as funções que devem ser exercidas pelo gestor para conduzir melhor os negócios, independentemente do ramo. “Para mim ficou evidente que, quanto mais o empresário conhece os números da sua empresa, mais recursos tem para cuidar da saúde do seu empreendimento”, acredita a empresária.
O gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, presente ao encontro, justificou o tema da palestra, destacando que falar de finanças é sempre um tema sensível e conhecer os números do seu negócio é fundamental para o sucesso ou o indesejável fracasso empresarial. “Acredito que, ao trazer o tema gerenciamento financeiro para o debate, o Sebrae cumpre com seu papel em fomentar o conhecimento para os micro e pequenos empresários”, disse.
“Conhecer e saber percorrer os caminhos da gestão financeira, a dinâmica do seu negócio, a importância do fluxo de caixa, o ponto de equilíbrio, produzir e se aprofundar em analisar os relatórios, são ferramentas importantes que o deixarão sempre à frente dos possíveis problemas sazonais que, porventura, apareçam, possibilitando, inclusive, a expansão da sua empresa”, acrescentou Cointeiro.