Oficina prepara empreendedoras para lucrar com o Dia das Mães | ASN Pará


O Dia das Mães costuma ser uma das melhores datas para os pequenos negócios. Antenadas nessa tendência, 25 mulheres que já empreendem ou querem iniciar um negócio participaram da oficina de confeitaria “Minha mãe é um doce”, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA).

O evento ocorreu nessa quarta-feira (24), no Laboratório de Demonstração do curso de Gastronomia da Universidade da Amazônia (Unama), Campus Alcindo Cacela, instituição que apoiadora do evento, junto com as empresas Mix Ingredientes e Selecta Chocolate.

Montagem e recheio de cake box, decoração e montagem de bolo usando pasta americana e chantily e também formas de preparar taças de sobremesa foram algumas técnica apresentadas na oficina.

“São técnicas inovadoras na arte da confeitaria e doceria, usando insumos paraenses para, assim, ganharem dinheiro com o Dia das Mães”, disse a analista do Sebrae no Pará, Ana Lúcia Santos, que coordena ações voltadas para os negócios do segmento de alimentos e bebidas.

Laíse Souza, 36 anos, dona da Lalá Cake Doces e Salgados, trabalha há 4 anos com a produção de doces e salgados. Há três meses, começou a se especializar em confeitaria. “Essa oficina é uma oportunidade muito boa. Essas técnicas que aprendi irão me ajudar a fazer boas vendas para os Dias das Mães”, adiantou.

“Cada ano é uma tendência diferente, e eu procuro acompanhar o que está em alta. Neste ano, é a cake box. Vim aqui para aprender e buscar inovação. Espero vender bastante para o Dia das Mães”, disse Lúcia Felgueiras, 60 anos, da Doces Lu Belém, que está no mercado desde 2017.

A representante das empresas Selecta Chocolate e Mix Ingredientes, Nadir De Sá, destacou a relevância de capacitações como essa para os pequenos negócios. “Esse tipo de oficina é importante, porque possibilita às pessoas se capacitarem de forma gratuita e ajuda quem ainda é informal a se tornar empreendedora”, destacou.

“O setor de confeitaria é um dos mais importantes impulsionadores da economia, dentro do segmento de gastronomia. Por isso, entendemos que esse espaço de capacitação é de suma importância para aprimorar técnicas e possibilitar crescimento”, pontuou a coordenadora do curso de Gastronomia da Unama, professora Yamila Alves.

Tendência
A oficina “Minha mãe é um doce” foi conduzida pela cake designer Gianna Serrão, que mostrou a cake box como tendência para o Dia das Mães em 2024.

Segundo a instrutora, a cake box é uma caixa em acrílico transparente que alterna camadas de bolo e de recheio. É possível incrementar com lascas de chocolate, praliné de castanha-do-Pará ou outros ingredientes para finalizar de acordo com a preferência do cliente.

O praliné é um doce feito com amêndoa ou castanha envolvida por açúcar caramelizado, lembrando um pé-de-moleque. “A oficina é benéfica, pois as confeiteiras poderão oferecer aos seus clientes um alimento que traz uma memória afetiva, isso é fundamental na confeitaria”, resumiu Gianna.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *