Mulheres empreendedoras do Xingu aprimoram conhecimento e se fortalecem | ASN Pará


Os múltiplos papéis exercidos pelas mulheres foram os temas centrais de encontro promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Pará (Sebrae/PA), em Altamira, no Oeste do Pará. O ponto alto da ação foi a palestra “Mulheres e seus múltiplos papéis: abra mão de dar conta de tudo e desperte sua leoa”, ministrada pela CEO do Instituto Além do Conhecimento, Sabrina Dourado. A palestra buscou mostrar, de forma leve e aproximativa, como o autoconhecimento e o empoderamento feminino podem guiá-las nessa jornada.

Realizado no dia 5 de abril, na sede da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Altamira (Aciapa), o evento também favoreceu a conexão entre mulheres empreendedoras, a troca de ideias e o fortalecimento da mentalidade empreendedora. Cerca de 200 mulheres empreendedoras da região do Xingu estiveram presentes.

O empreendedorismo feminino é uma prioridade estratégica do Sebrae, que desenvolve diversas soluções para promover o fomento de empreendimentos liderados por mulheres.

A gerente da Agência Regional do Sebrae no Xingu, Priscila Talita, reforçou a importância das parcerias para o sucesso de ações como esta, realizada em parceria com a Aciapa e o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (Cmec), bem como a determinação das mulheres da região. “Nós devemos aprimorar o nosso conhecimento, trazer para as nossas vidas esse poder de empreender, de saber que nós podemos realizar sim os nossos sonhos e os nossos objetivos, mas que nós precisamos realmente buscar isso. E vocês que estão aqui são um exemplo de mulheres poderosas que estão buscando o conhecimento”, enfatizou.

Um desses parceiros é a Aciapa, que atua em conjunto com o Sebrae em diversas iniciativas. “A Aciapa tem uma parceria consolidada com o Sebrae, somos parceiros inclusive no Sebrae Delas. Hoje, estamos celebrando essa parceria com a vinda da Sabrina Dourado, que é uma mentora e uma leoa. Então, esse momento está sendo ímpar para essas mulheres estarem conosco e, também, de saírem daqui ‘iluminadas’”, resumiu.

A empreendedora Suellen Ribeiro, nascida em Altamira, possui uma loja de presentes criativos e artigos geek, onde conta com a colaboração de outras duas mulheres. Há cerca de cinco anos, ela recebe o apoio do Sebrae em seu negócio. “Eventos assim são espetaculares, pois abrem a nossa mente para novas oportunidades, nos proporcionam encontros e isso é excelente para que possamos dar um novo pontapé, usar novas estratégias”, afirmou.

“É um evento nacional para elevarmos a estima de nossas empreendedoras. Nós temos aqui muitas empreendedoras, formais e informais, e necessitamos de um ânimo para que elas consigam vencer os obstáculos que surgem no caminho. Então, esse evento é muito esperado por todas, porque é algo diferente e, às vezes, precisamos desse ânimo diferente”, resumiu a presidente do Cmec, Karla Barros.

Sobre o Sebrae Delas

Lançado no Pará há pouco mais de um ano, o Programa Sebrae Delas tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino, por meio de capacitação e apoio à gestão dos negócios liderados por empreendedoras. O programa oferece uma trilha de capacitação para desenvolver os negócios das empreendedoras, além de realizar e apoiar eventos que promovem conexão entre as mulheres e seus empreendimentos, divulgando produtos e serviços.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *