Iniciativa quer “turbinar” negócios em turismo no Paraná | ASN Paraná


Dados do Ministério do Turismo revelam que 43% dos brasileiros devem fazer alguma viagem de lazer em 2024, e para 92% o destino será no Brasil. Em 2023, o Paraná registrou expansão de 10% em relação ao ano anterior no Índice de Atividades Turísticas, segundo a Secretaria de Estado de Turismo do Paraná. Para fomentar os negócios em turismo, agências de viagem, gastronomia e hotelaria no Estado, o Sebrae/PR deu início à edição 2024 do Programa Turbine, que estimula a competitividade e auxilia na profissionalização dos pequenos negócios.

Entre maio e agosto, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PR), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), uma jornada de workshops personalizados e gratuitos está sendo realizada em Curitiba.

Adriani Nichele, vice-presidente da Abav-PR, Marcia Giubertoni, consultora do Sebrae/PR, a agente de viagens Cristina de Oliveira e a palestrante Ana Paula Soliman. Foto: André Nunes

Com início nesta segunda-feira (13) na sede do Sebrae/PR, no bairro Prado Velho, o primeiro workshop foi apresentado por Ana Paula Soliman, em parceria com a Abav-PR, sobre o tema “Oportunidade de negócio vai além da emissão do bilhete”. Natural de Bento Gonçalves (RS), Ana Paula atua no turismo desde 1997, é mestre em Turismo pela UFPR com MBA em Marketing Estratégico pela Unisinos. Em 2023, atuou como coordenadora de Promoção e Inovação pela Secretaria de Estado de Turismo do Paraná.

“Precisamos cada vez mais conciliar a empatia do atendimento presencial, do olho no olho, com as ferramentas e facilidades digitais. Para o turismo, muitos clientes buscam atendimento presencial, que passa mais confiança. Por outro lado, muitas das atrações turísticas passaram a vender diretamente seus ingressos on-line, sem envolver os agentes de turismo. É um desafio para todos nós”, detalha.

Para Adriani Nichele, vice-presidente da Abav-PR, é necessário incentivar ações constantes para a capacitação dos agentes e das agências de viagens.

“Curitiba e o Paraná são referências em turismo. Queremos incentivar as agências para que procurem a Abav-PR e o Sebrae/PR para buscar conhecimento e se capacitar. Estamos investindo nessas ações na associação, para desenvolver ainda mais o nosso segmento”, afirma.

Cristina de Oliveira tem uma agência de viagens há dois anos e participou do workshop.

“Na GDR Viagens, buscamos oferecer experiências mais completas e que fujam do óbvio para os nossos clientes. A busca por viagens e passeios nesse pós-pandemia tem algumas características que chamam atenção, como essa busca por aventuras, experiências de gastronomia e bem-estar”, relata.

Programa Turbine

O Programa Turbine incentiva a profissionalização dos pequenos negócios em três etapas: qualidade do atendimento, melhorias de gestão e administração e eficiência do negócio. Com consultoria individualizada do Sebrae/PR às empresas por meio de diagnóstico, o Programa oferece um plano de ação e suporte às melhorias em gestão, tendo um olhar para processos específicos, resultados financeiros, sustentabilidade, inovação e qualidade no atendimento.

Segundo Marcia Giubertoni, consultora do Sebrae/PR, os workshops oferecem ferramentas para que os empreendedores impulsionem seus negócios.

“O Programa estimula a melhoria contínua na gestão e teve início como consultoria das empresas para gerar vantagens competitivas, com mais profissionalização, sustentabilidade e promoção da inovação. E, também, com fortalecimento das marcas, buscando ampliar a carteira de clientes e o acesso às ações de mercado. Empresas que participaram do Turbine aumentaram em 9,1% seu faturamento”, compara.

Além do turismo, os temas de gastronomia e hotelaria foram escolhidos a partir das demandas das associações e de pesquisas e atendimentos feitos pelo Sebrae/PR. A consultora adianta que o Inverno de Curitiba como destino turístico – com ações, eventos e produtos de experiência turística integrados à Região Metropolitana, será lançado no próximo dia 22 de maio, em evento no Memorial de Curitiba, por iniciativa do Sebrae/PR, da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Rede Empresarial do Centro Histórico.

Os workshops são gratuitos, realizados na sede do Sebrae/PR em Curitiba, no Prado Velho, com vagas limitadas a cem pessoas por workshop:

Parceria com Abav-PR: workshops para agências de viagens

10/6 – Marketing digital na prática: como alavancar as vendas

09/7 – Inteligência emocional: como atender clientes cada vez mais exigentes

06/8 – Inteligência artificial: ferramentas que agilizam no trabalho

Local: Sebrae/PR Curitiba (Rua Cyro Vellozo, nº 59 – Prado Velho)
Inscrições gratuitas: https://encurtador.com.br/fsyS7

Parceria com ABIH: workshops para meios de hospedagem

27/5 – Estratégias de marketing com focos nas vendas

03/6 – Marketing digital

08/7 – Gestão da qualidade: qual o papel da liderança

05/8 – Como migrar clientes para plataformas próprias
Local: Sebrae/PR Curitiba (Rua Cyro Vellozo, nº 59 – Prado Velho)
Inscrições gratuitas: https://encurtador.com.br/ikCN1

Parceria com Abrasel: workshops para gastronomia

20/5 – O papal do gestor na qualidade do atendimento

21/5 – Qualidade no atendimento ao cliente para a equipe

01/7 – Falta ou excesso de comunicação: como equilibrar e ter melhores resultados na equipe

02/7 – Inteligência emocional: como gerenciar conflitos
Local: Sebrae/PR Curitiba (Rua Cyro Vellozo, nº 59 – Prado Velho)
Inscrições gratuitas: https://encurtador.com.br/jnw01



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *