Focado na experiência do paciente, congresso atraiu mais de 500 profissionais do setor da saúde para Maringá | ASN Paraná


Médicos, enfermeiros, nutricionistas, administradores de hospitais, de clínicas médicas, de laboratórios, pesquisadores e diversos profissionais que atuam nos segmentos da saúde marcaram presença, na última sexta-feira (19) e sábado (20), na terceira edição do Congresso Internacional de Gestão e Inovação em Saúde (Conigis), em Maringá, no noroeste do Paraná. Mais de 500 participantes se reuniram no Sebrae/PR para aprender sobre o tema central “Melhoramento de processos e experiência do paciente”.

Realizado pelo Hub Connect HealthTech, rede que tem como finalidade impulsionar a inovação em saúde por meio da colaboração e compartilhamento de conhecimento entre os membros, o evento contou com painéis, mesa-redonda, rodada de negócios, palestras, apresentações e reconhecimento de melhores artigos científicos e de boas práticas.

“O evento nasceu como uma forma de promover acesso exclusivo a ideias com apoio de especialistas, networking e contato com tecnologias que estão moldando o futuro da saúde. A entrega de qualidade na experiência no paciente segue cada vez mais em alta, por isso o Hub focou nesta temática, nesta edição”, comentou Letícia Albuquerque, que é consultora do Sebrae/PR, instituição membro do Hub.

Um dos pontos altos do evento foi a palestra “Como criar, implementar e gerir bem um programa de excelência em experiência do paciente”, ministrada por Kelly Cristina Rodrigues. Há 25 anos no setor, ela é CEO e fundadora da Patient Centricity Consulting, a primeira empresa especializada em experiência do paciente no Brasil, além de parceira do Instituto de Experiência de Pacientes da Espanha (IEXP). Na oportunidade, a especialista participou da gravação de um podcast para o Hub e sessão de autógrafos do seu livro “Experiência do paciente”.

Para o médico de família Lyncoln Shody, até os profissionais mais capacitados têm a aprender com experiências de outros colegas. Nesta edição, além de acompanhar a programação, ele coordenou a apresentação de artigos.

“Conheci várias ideias inovadoras nas apresentações de artigos de TCC, de trabalhos de mestrado e de outras publicações. Uma das que que chamou a atenção explorou a jornada da paciente na fertilização artificial. É comum vermos o tema da experiência sendo tratado por laboratórios, consultórios, clínicas, mas na fertilidade feminina a abordagem é inovadora”, disse Shody.

Adriana Silva é da região sul do Paraná e viajou mais de 400 quilômetros para participar do evento. A nutricionista, especialista em gestão hospitalar, conta que buscou aprimorar conhecimento para novas oportunidades profissionais.

“É preciso sempre se atualizar para conquistar espaço no mercado, além de fazer contatos para essa finalidade e, também, para aplicar boas práticas. Todos os temas foram relevantes, mas, em especial, segurança do paciente e compliance somarão no meu dia a dia”, ressaltou Adriana.

Neifer França falou sobre governança e compliance. Foto: Divulgação.

Diretor-executivo da QMS Certification (Americas), Neifer França falou sobre governança e compliance no congresso.

“Estamos com essa missão de falar sobre governança e compliance, padrões globais que merecem ser mais difundidos no Brasil. Queremos desmistificar que essas práticas são aplicáveis somente em grandes corporações. Trouxe o caso do Hospital Albert Einstein, mostrando como são as estruturas de governança, padrões de qualidade, o que pode ser reproduzido em pequenos médios negócios”, explicou França.

Também fez parte da programação um painel que abordou práticas de saúde pelo projeto Aliança Estratégica Londrina & Maringá, que tem como objetivo promover o desenvolvimento de vários setores de ambos os municípios em sinergia.

Premiações
O Prêmio Retrate Inovação reconheceu boas práticas realizadas por empresas do setor. Entre os mais de 40 inscritos, foram vencedores: Hospital Universitário Cajuru, na categoria “Governança em saúde”; Ego Tecnologia e Mediação na Saúde Mental, na categoria “inovação de valor”; e Instituto de Gestão e Humanização, na categoria “ESG de Impacto”.

“O Hospital Cajuru venceu com um projeto sobre serviço social, a Ego venceu com um projeto sobre monitoramento da saúde mental e emoções em tempo real, utilizando inteligência artificial e matemática, e o Instituto apresentou o projeto ‘Maternidade amiga do futuro’. Foi a primeira edição do prêmio, com dezenas de inscritos e bastante engajamento”, detalhou Heitor Ferreira dos Santos, da Unimed, que também compõe o Hub.

Os vencedores da sessão de apresentação de artigos foram os trabalhos: “Desenvolvimento de um protótipo de uma bota com sistema de eletroestimulação para prevenção de perda de força e massa muscular em pacientes acamados/imobilizados”, em primeiro lugar, liderado por Luciana Claudia Koseki; “Conexões virtuais, cuidado real: o papel das TICS na psicologia hospitalar durante a pandemia”, em segundo lugar, sob liderança de Tamires Pellais dos Santos Fiori; e, em terceira colocação, “A segurança do paciente no contexto hospitalar e na atenção básica”, apresentado por Agnes Buives Ferraz.

O Congresso contou com a parceria do Laboratório Maringá, Print Press Soluções e View Indoor, Métrica Gestão Integrada de Saúde, Sicredi Dexis, Padrão Enfermagem, GA Mentoria e Consultoria, além do apoio do Sebrae/PR, da Sociedade Médica de Maringá, Shessmar, Ona, Ibes e Munai.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *