No dia 18 de junho, o IntegraQM 2024, que acontecerá no Centro de Eventos do Aurora Shopping, em Londrina, promete ser um ponto de encontro para empresas do setor químico e de materiais. Com o objetivo de fomentar a interação e debater os desafios e as inovações que permeiam o setor no Brasil e no mundo, o evento reunirá especialistas e líderes para discutir temas como inovação, tecnologia, tendências, transformação digital, gestão e liderança.
Organizado pela Governança Integra Químico e Materiais (IntegraQM), Sebrae/PR e Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Norte do Paraná (Sinquifar NP), com apoio institucional do Estação 43, o IntegraQM 2024 oferecerá uma programação diversificada, que visa proporcionar um ambiente favorável para o networking e a troca de conhecimentos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site: www.integraqm.com.br.
O consultor do Sebrae/PR, Heverson Feliciano, destaca que o IntegraQM está em sua quinta edição e tem o objetivo de discutir inovações no setor químico e de materiais, que é considerado crucial para a economia. Ele ressaltou que as inovações no segmento estão presentes em diversas áreas.
“Quando se fala em inovação na construção civil, na indústria eletrometalmecânica, na saúde, a gente percebe sempre a presença de tecnologias e da ciência químico e de materiais aplicada. Referência lá atrás no planejamento do ecossistema de Londrina, esse foi um dos setores priorizados exatamente pela contribuição com o projeto geral da sociedade”, lembra Feliciano.
De acordo com o presidente do Sinquifar NP, Allan Gomes Guimarães, o IntegraQM busca unir diversas empresas, proporcionando informações sobre questões econômicas e mudanças na legislação, mantendo-as atualizadas.
“A união de empresas é sempre benéfica, pois permite a troca de ideias e recursos, fortalecendo o setor como um todo. O Sebrae consegue fazer com que o hub do IntegraQM fique cada vez mais forte”, diz.
Inovação e ESG
Edson Lima Lara, diretor-executivo da Multquímica, empresa do setor com sede em Londrina, enfatiza a importância de alinhar os pilares de ESG – melhores práticas ambientais, sociais e de governança – com os valores das empresas, para atender às exigências do novo consumidor e do mercado.
“O novo consumidor, o novo mercado não tem mais espaço para o que não é ecologicamente correto, sustentável e transparente em suas ações. Por isso, as práticas de governança corporativa, especialmente aquelas que estão nos pilares do ESG, são fundamentais para o sucesso da nova organização. O setor químico, por muito tempo, foi preterido, porque, no passado, tínhamos indústrias que eram poluidoras, então, sempre que se fala em químico, traz-se uma tarja vermelha como se fosse perigoso. Não estou dizendo que não exista perigo na manipulação do químico, mas o setor químico está presente em todas as nossas ações e atividades”, argumenta.
Para Lara, a transparência nas práticas e a sustentabilidade são fundamentais para integrar o setor químico à sociedade moderna de maneira ética e ambientalmente responsável.
“Desde a concepção das mais diversas matérias-primas, no mercado em que atuamos de higienização e sanitização, para garantir a saúde e o bem-estar, o [setor] químico está presente. Temos que fazer tudo com muita transparência para que haja regras claras de governança, que seja eticamente correto, que traga bem-estar social e que, de alguma forma, não atinja o meio ambiente. Então, a sustentabilidade que o ESG oferece é fundamental e, aos poucos, vai melhorar e dar mais transparência a esse mercado, conectando-o com a sociedade moderna”, acrescenta.
O presidente da IntegraQM, Admilson Lopes Vieira, destaca a importância de debater sobre as inovações tecnológicas e a transformação digital no setor de químico e materiais, tanto no Brasil quanto globalmente.
“O IntegraQM contribui para o aumento da rede de contatos entre os agentes do setor, com o objetivo de compartilhar casos de sucesso, desafios enfrentados, fomentar negócios e inovações. Além disso, promove o conhecimento de novas práticas industriais do setor, que podem ser aplicadas na própria empresa, mesmo que de ramos diferentes, e ajuda a identificar oportunidades e conexões”, relata.
A programação completa do evento está disponível no site: www.integraqm.com.br.