Pessoas que empreendem ou pretendem empreender nas áreas de alimentos e bebidas e hospitalidade nos municípios de Soure e Salvaterra, na ilha do Marajó, participaram, nessa terça-feira (16), de um encontro realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa no Pará (Sebrae/PA) para apresentar as oportunidades geradas pela 30ª edição da Conferência das Partes (COP 30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025.
“O Sebrae, por meio dos eixos de alimentos e bebidas e hospitalidade, vem ao encontro das demandas desses negócios, procurando integrá-los às oportunidades da COP 30. Nossa visão, é de um Marajó integrado com todo o estado, entendendo sua importância e contribuição dentro das estratégias de desenvolvimento em curso”, frisou o gerente do Sebrae na região dos campos marajoaras, Airton Ribeiro.
–
Alimentos e bebidas
“Faça do atendimento uma ótima experiência”, “Como elaborar um plano de negócio” e “Faça a inovação acontecer na sua empresa”, são os temas de capacitações que tem previsão de ocorrer no mês de maio em Soure e Salvaterra.
“É importante essa parceria, porque abre a nossa mente e vai trazer habilidades técnicas para nós colocarmos no nosso dia a dia. Com essa visibilidade que o Marajó está tendo, a gente precisa se preparar muito, todos nós que trabalhamos nessa área temos que andar juntos, cada um com a sua habilidade”, destacou a dona da cafeteria Dona Bila Paracense, Lana Correia.
Para Sergio Nunes, do restaurante Cozinha Tucupi, oportunidades como essa são importantes. “O turismo precisa estar mais bem estruturado e preparado para atender o público. Esse primeiro start de treinamento é interessante para cada um trazer as suas demandas e poder melhorar os seus serviços. A gente precisa dar uma acelerada nisso, ter uma boa entrega é muito importante”.
–
Hospitalidade
Ainda em maio, estão previstas as capacitações nos temas: “Sustentabilidade na gestão de hotéis e pousadas: práticas responsáveis para um futuro sustentável” e “Excelência em qualidade de serviços para hotéis e pousadas”.
Ramon Oliveira, da pousada A Beira do Mangue, localizada na comunidade Caju-Una, em Soure, falou sobre os pontos positivos da iniciativa. “Esses eventos que estão ocorrendo são muito importantes para os empreendedores que, assim como eu, estão começando no ramo. Sei o quanto isso pode ajudar a desenvolver a nossa comunidade, e nós iremos aprender muito com esse incentivo que o Sebrae está trazendo”.
“Essa iniciativa está abrindo muitas portas e oportunidades para nós que somos da vila do pescador, é algo novo, finalmente essa oportunidade chegou para gente. Os cursos irão ajudar a nos preparar para COP 30 e mostrar a nossa cultura, nossa vila e nossos empreendimentos”, comentou Simone Rabelo, da pousada Redário Por do Sol Pesqueiro.