Ecossistema de inovação de Apucarana recebe premiação nacional | ASN Paraná


A cidade de Apucarana recebeu o Selo CSC Govtech, na categoria Prata, que reconhece o nível de boas práticas de governança de ecossistemas municipais de inovação. A premiação nacional é realizada pela plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a EXXAS. Na primeira edição, realizada em 2023, foram 50 cidades inscritas e reconhecidas nas categorias Aspiracional, Bronze, Prata e Ouro.

O Selo avalia ações e o nível de envolvimento das cidades brasileiras nas políticas e estratégias de inovação, participação e colaboração das hélices, transparência e acesso à informação, cultura de inovação e ambientes e resultados de inovação.

O consultor do Sebrae/PR em Apucarana, Tiago Correia da Cunha, explica que o Selo atesta o desenvolvimento de políticas públicas e a atuação da governança para a promoção da inovação no município. Para ele, o reconhecimento coroa o trabalho do Conecta Apucarana, a governança local, da qual o Sebrae/PR faz parte desde o início, e eleva a cidade no mapa da inovação do Brasil.

“A cidade passa a ser reconhecida nacionalmente por ter um ecossistema que desenvolve ações que fomentam a inovação e que possui uma governança atuante”, afirma.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) e do Conecta Apucarana, Wanderlei Faganello, lembra que a governança iniciou o trabalho com a participação de sete entidades e hoje conta com 17, entre atores públicos e privados. A metodologia para o mapeamento do ecossistema foi desenvolvida e aplicada pelo Sebrae/PR.

“Agradeço todas as entidades, principalmente o Sebrae, por ter contemplado a gente com toda a organização do processo. Isso nos satisfaz e deixa a gente mais motivado para continuar com o progresso da inovação na nossa cidade”, observa Faganello.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, diz que o Selo é motivo de orgulho e alegria, pois a inovação tem sido um dos pilares escolhidos para fomentar um novo ciclo econômico na cidade. Ele destaca que o trabalho tem sido feito a várias mãos, por meio de um processo de construção coletiva, organizado pelo Conecta Apucarana.

“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Apucarana teve o ciclo econômico inicial com o café, que perdura até hoje com muita força, depois o ciclo do vestuário, que nos coloca como a maior produtora do Paraná e, agora, esse novo ciclo da inovação nos processos e produtos, como um pilar importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, completa o prefeito.

No Paraná, além de Apucarana, também foram premiados os municípios de Assaí, Cascavel, Londrina e Maringá, na categoria Prata; Curitiba e Pato Branco, na categoria Ouro; e Rolândia, na categoria Aspirante.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *