Capacita COP chega a pequenos negócios do Combu | ASN Pará


A Ilha do Combu, localizada na região insular de Belém, já se transformou em um refúgio para quem busca a natureza e a vivência amazônica a poucos quilômetros da capital. No intuito de potencializar o turismo na região, com foco na COP 30, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA) promove uma série de capacitações voltadas aos pequenos negócios e à comunidade local.

Nessa terça-feira (16), foram realizados os cursos “Faça do atendimento uma ótima experiência” (eixo Alimentos e Bebidas) e “Técnicas de comunicação e atendimento ao cliente para condutores” (eixo Mobilidade). As capacitações tiveram a participação de aproximadamente 80 pessoas.

Uma das participantes foi a empreendedora e estudante de Guia de Turismo Analice Mota, da Samaúma Agência Combu, que atua no transporte dos visitantes. “Estamos com uma expectativa bem grande de turistas para a COP 30. Por isso, as capacitações estão sendo muito importantes, pois estão melhorando até a autoestima da gente e a vontade de trabalhar, porque elas vêm trazendo inovações para nós. Nós temos aprendido muito e já estamos colocando em prática”, revelou.

O empreendedor Wagner Roberto, do restaurante Chalé da Ilha, ajustou o cardápio para oferecer alimentos de forma fiel à tradição paraense e está finalizando os chalés onde irá acomodar os hóspedes. “Foi um conteúdo realmente pontual, em cima da necessidade da Ilha, das necessidades do cliente”, disse.

De acordo com o gerente da Agência Metropolitana do Sebrae, Igo Silva, os temas das capacitações levam em consideração a vocação da Ilha do Combu para o turismo “O Sebrae está presente desde o início dessa jornada de preparação para a COP 30, quando definimos os quatro eixos prioritários de atuação. Eles foram escolhidos visando às prioridades para o evento e o legado que deixará, levando em conta as potencialidades da região. Portanto, essa preparação é importante para que possamos posicionar o Pará como a porta de entrada de turistas na Amazônia”, analisou.

Para saber mais informações sobre as próximas turmas, previstas para os meses de maio e junho, os candidatos interessados devem acessar o site capacitacop30.pa.gov.br ou o portal da SECTET, no endereço: www.sectet.pa.gov.br.

Atuação do Sebrae dentro do Capacita COP

O Sebrae é um dos 16 parceiros do Governo do Estado do Pará dentro do Plano de Formação e Qualificação Profissional para a COP 30 – o Capacita COP. A entidade já promoveu, até o dia 16 de abril, 11 turmas com um total de 330 vagas ofertadas em Belém, Ananindeua e Marituba. Outras turmas com foco em inovação, atendimento, marketing e outros temas estão programadas para ocorrer até o final do mês.

Ao longo de todo o plano de formação do Capacita COP, o Sebrae irá oferecer cerca de três mil vagas em 188 turmas, somente na Região Metropolitana de Belém. Os cursos são voltados tanto para pessoas iniciantes, que desejam empreender, como pessoas empreendedoras que desejam melhorar seu negócio.

Sobre o Capacita COP

O Capacita COP foi lançado no dia 2 de abril pelo Governo do Estado do Pará, com o objetivo de fortalecer e qualificar a mão de obra e empreendedores paraenses para a 30ª Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que é um evento mundial sobre mudanças climáticas e será realizado em Belém, no mês de novembro do ano que vem.

Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET), o programa ofertará mais de 12 mil vagas em 67 cursos, nas regiões do Marajó, Santarém e ainda Grande Belém e Salinópolis.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *