Bioeconomia fortalece pequenos negócios da Amazônia | ASN Pará


Uma delegação com representantes de nove pequenos negócios inovadores do Pará desembarcou em Manaus para participar da Conferência Inova Amazônia, realizada pela primeira vez na capital amazonense. O evento foi realizado nos dias 9 e 10 de maio, no Centro de Convenções Vasco Vasques. Além de apresentarem seus produtos aos visitantes, os empreendedores paraenses também puderam falar sobre a experiência de serem atendidos pelo programa, promovido pelo Sebrae para fortalecer a bioeconomia na Amazônia.

“Trouxemos empresários que trabalham com bioeconomia no Pará e o principal intuito foi fazer, por meio do crescimento desses empreendedores, a Amazônia ser vista como cada vez mais sustentável, mostrando o que nós temos de força nesse segmento. Além disso, viemos mostrar o trabalho que a instituição já está desenvolvendo na preparação desses negócios para a COP 30”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno.

Bee Cosméticos, Cacauaré, DCO Sustentável, Green-C, Jambu Sinimbú, Nunghara Biojoias, Soul da Mata, Ver o Fruto e Zarpar Passagem foram as empresas que expuseram os seus produtos na primeira edição do evento.

Noanny Maia, da Cacauaré, revelou que fez vários contatos importantes e falou sobre a experiência de participar da conferência. “O evento trouxe muita visibilidade para as startups de bioeconomia que estão trazendo inovação por meio das cadeias de valor da Amazônia, sem necessariamente ser uma tecnologia científica, mas também uma tecnologia social, que é o nosso caso”, frisou.

“Nós levamos um pouco da cadeia produtiva do açaí, mostramos desde o fruto até o caroço e como ele é transformado nos nossos produtos. Com isso, despertamos o interesse das pessoas para mostrar a bioeconomia na prática. Foi um momento de muita troca e buscamos parcerias para levar o nosso projeto para mais longe”, contou Ingrid Teles, proprietária da empresa de biocosmético Ver o Fruto.

Atendida pelo Inova Amazônia desde a primeira edição em 2022, Ingrid destacou o trabalho desenvolvido pelo programa. “Participar do Inova Amazônia é transformar o meio e a percepção das pessoas que têm contato com o que produzimos. Reflete sobre novas formas de manter a floresta em pé e como trabalhar a economia de base pensando nas pessoas que estão na floresta”.

Além dos empreendimentos, também estavam presentes as três Indicações Geográficas do Pará: Queijo do Marajó, Cacau de Tomé Açu e Farinha de Bragança.

Inova Amazônia

O Inova Amazônia é um programa realizado pelo Sebrae para fomentar, apoias e desenvolves pequenos negócios, startups e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, contribuindo direta e indiretamente para a preservação e o uso sustentável dos recursos da biodiversidade. Já foram investidos R$ 23 milhões em ações de aceleração, bolsas, eventos, Sebraetec e missões internacionais.

O Inova potencializa o empreendedorismo a partir da bioeconomia em nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), reunindo o que há de mais inovador em sustentabilidade e atuando para promover o desenvolvimento territorial.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *