Beruri, Parintins e Presidente Figueiredo firmam parceria com o Sebrae para executar Cidade Empreendedora 2024 | ASN Amazonas


Com uma estratégia de execução do Cidade Empreendedora focada nas particularidades de cada município, o Sebrae Amazonas e as prefeituras de Beruri, Parintins e Presidente Figueiredo, firmam parceria para realizar o programa em suas localidades. A previsão é que o programa de desenvolvimento socioeconômico atue em mais de 10 municípios do Estado ao longo de 2024.

Segundo dados do DataSebrae (março de 2023), Beruri possui 2,4 mil pequenos negócios, enquanto Parintins possui 11,3 mil. Em ambos os municípios, o programa será implementado pela primeira vez. Em Presidente Figueiredo, a prefeitura renovou o contrato, permitindo a continuidade das ações que tornaram o município um caso de sucesso na implementação do Cidade Empreendedora em 2023. Estima-se que o lançamento oficial do programa nas três localidades ocorra no final do mês de abril.

Além disso, em colaboração com as secretarias municipais, os gestores da Unidade de Empreendedorismo do Interior (UEI) do Sebrae-AM realizaram levantamentos das demandas e soluções específicas nos municípios, criando assim um escopo de trabalho para ser executado nos territórios.

O mapeamento tem o intuito de identificar as demandas características de cada município, o gerente da UEI, José Antonio Cardoso, explica que o diálogo direto com as prefeituras é um dos pontos primordiais para entender as necessidades de cada região. “Utilizamos essa estratégia em 2023, em 11 municípios, e conseguimos impactar mais de 6 mil empreendedores. Agora, para este ano, estamos trazendo uma bagagem de aprendizado e de sucesso na execução do programa. Conhecer as características de cada município é fundamental para atuarmos em conjunto com as prefeituras municipais no desenvolvimento socioeconômico de cada localidade”, explica o gerente.

O Programa Cidade Empreendedora é uma ferramenta nacional do Sebrae que auxilia os municípios no desenvolvimento social e econômico, atuando em eixos estratégicos como desburocratização, empreendedorismo nas escolas, fortalecimento de lideranças locais, incentivo à criação de salas do empreendedor, inclusão produtiva, gestão municipal e conscientização da importância de que compras governamentais priorizem os pequenos negócios.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *