12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora anuncia vencedores da etapa estadual | ASN Paraná


Foram anunciados nesta quinta-feira (18) os vencedores da etapa estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Realizada em Curitiba, a premiação do Sebrae/PR reconheceu dez iniciativas que contribuíram para a criação ou o aprimoramento de um ambiente de negócios favorável à consolidação e ao crescimento das micro e pequenas empresa. Ao todo, foram 145 projetos inscritos no PSPE, vindos de 104 municípios de todas as regiões do Paraná.

Prefeitos e representantes premiados ao lado da diretoria executiva e presidente do CDE do Sebrae/PR. Fotos: Inove.

A cerimônia contou com a presença de representantes dos 27 municípios que disputavam as dez categorias, totalizando 30 projetos, nas categorias: Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora; Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; e Governança Territorial.

Darci Piana, governador em exercício, durante pronunciamento.

“O Sebrae tem feito um trabalho extraordinário em todos os municípios do Paraná. Ele tem ajudado as empresas e os micro e pequenos empresários, além dos MEI. Isso auxilia muito no desenvolvimento das nossas cidades. O Estado cresce ainda mais tendo parceiros que fomentam o ambiente de negócios e as boas práticas em iniciativas como esta premiação”, reconheceu Darci Piana, governador em exercício do Paraná.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, ressalta a relevância das gestões municipais ao trabalhar assuntos como modernização, economicidade, desburocratização, inovação, integridade e respeito aos recursos públicos.

Ercílio Santinoni, presidente do Conselho Deliverativo do Sebrae/PR.

“Os projetos deixam um legado importante, eles promovem o desenvolvimento econômico e social, além de fortalecer micro e pequenos empreendedores. E isso faz parte do nosso compromisso, do nosso trabalho de viabilizar sonhos e apoiar no desenvolvimento de serviços e produtos que gerem valor e atendam as necessidades locais”, afirmou.

Durante a celebração, o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, lançou o livro “Histórias que Transformam”, onde é possível conhecer as 30 iniciativas paranaenses do Prêmio. Além disso, também apresentou o Guia Candidato Empreendedor, ferramenta que postulantes aos cargos de prefeito e vereador podem utilizar para incluir medidas em seus Plano de Governo, tendo como foco a melhoria do ambiente de negócios e de desenvolvimento as micro e pequenas empresas.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, apontou para a importância das iniciativas municipais, que propiciam um ambiente de negócios mais favorável para empreender e que impactam na vida dos cidadãos.

“O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reconhece o impacto desse ambiente e todos os que trabalham para melhorar a vida das pessoas pela força dos empreendedores e empreendedoras nas bases, que são os municípios. Nesta noite reconhecemos os vencedores, todavia, temos que celebrar que todos os 145 inscritos estão em prática, impactando a população nas suas respectivas cidades”, ponderou Tioqueta.

Dentre as autoridades que estiveram presentes, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto; o secretário interino da Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Puppi; e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, Luiz Gava Neto, além de conselheiros da instituição e lideranças. A final nacional do PSPE acontecerá em Brasília, no dia 11 de junho.

Projetos premiados

Do Vale do Ribeira, a prefeitura de Cerro Azul foi vencedora da categoria Empreendedorismo Rural com o projeto “Desenvolvimento integrado da cadeia produtiva do citrus”. O prefeito Patrik Magari destacou a importância do trabalho em conjunto que vem sendo realizado no local, que envolve produtores rurais, Governo do Paraná, Sebrae/PR e o município como um todo.

“É um esforço muito grande. Com esse trabalho conseguimos evidenciar ainda mais a vocação do nosso município e ampliar, um trabalho que vem levando para a abertura de novos mercados, das boas práticas e seguir na busca pelo selo de Indicação Geográfica”, celebrou.

Pelo segundo ano, Jacarezinho foi premiada, desta vez na categoria Cidade Empreendedora, com o “Jacarezinho Mais”.

“Esse prêmio é a validação do trabalho do nosso dia a dia na prefeitura, junto aos servidores, delegando e escolhendo as pessoas certas para os lugares certos. Em Jacarezinho, nós buscamos sempre empreender e fazer acontecer, está no nosso DNA. A expectativa é grande para a etapa nacional da premiação, mas com a certeza de que já estamos entre as melhores práticas do País”, destaca o prefeito Marcelo Palhares, de Jacarezinho.

Quem levou a categoria “Governança Territorial”, com o projeto “La Frontera – O que é bom passa aqui”, foi a prefeitura de Bom Jesus do Sul, no sudoeste do Paraná, divisa com a Argentina. E o prefeito, Helio Jose Surdi, comentou ser uma satisfação ter o reconhecimento por parte do Sebrae, da sociedade e dos 21 municípios que eles representam.

“Não tenho dúvida de que quando trabalhamos juntos, integrados, unindo forças, temos a maior possibilidade de trazer benefícios para a nossa população, que é aquilo que nós sempre primamos. Me sinto honrado em poder representar esse território e contar com o apoio de todos, para desenvolvermos nossa região”, afirmou.

Com o resultado, segundo Surdi, agora é hora de pensar na etapa nacional. “Sabemos que temos um grande desafio pela frente. Se conseguirmos mais essa vitória, dedicaremos o feito às populações dos 21 municípios. Nossa região é de fronteira, uma região turística também, onde as pessoas frequentemente visitam. Então espero que com o projeto, possamos levar benefícios para todas as pessoas que forem conhecer nossas terras”, declarou.

Na região dos Campos Gerais, Ponta Grossa teve seu projeto de Inclusão Produtiva, o “Dona de mim: resgate e inclusão produtiva através do empreendedorismo”, eleito pelos avaliadores do PSPE.

“Sempre que somos desafiados em um prêmio como esse, é grande a expectativa. E quando somos escolhidos entre tantos projetos ótimos, ainda mais em uma área tão fundamental como a da inclusão no empreendedorismo, pelo empoderamento feminino, nossa alegria é ainda maior. Poderíamos ter inscrito projetos em outras categorias, mas fizemos questão de escolher esta: a inclusão produtiva em meio à vulnerabilidade social. Para que todas as mulheres possam ser donas de si, dos seus destinos”, enalteceu Elizabeth Schmidt, prefeita de Ponta Grossa.

De acordo com Francisco Lacerda Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu, e vencedor na categoria “Compras Governamentais” com o projeto “Compras públicas – Uma política pública que transforma!”, eles têm trabalhado na inovação dos processos no município.

“As compras governamentais podem gerar mais riqueza para a cidade, desde que consigamos fazer com que essas compras cheguem até a economia local. Dessa forma, transformar grandes licitações em licitações menores e locais, nas quais um microempreendedor possa prestar serviço numa unidade básica de saúde, escola, etc., ao invés de contratarmos uma grande empresa para fazer tudo, por exemplo. E expandir essa dinâmica para outros tipos de serviços, como cultura, educação, entre outros”, ressaltou.

Confira as prefeituras premiadas:

  • Cidade Empreendedora – Jacarezinho. Iniciativa: Jacarezinho mais.
  • Compras Governamentais – Foz do Iguaçu. Iniciativa: Compras públicas – Uma política que transforma.
  • Empreendedorismo na Escola – Assaí. Iniciativa: Assaí Tech – Empreendedorismo do infantil ao primeiro emprego.
  • Empreendedorismo Rural – Cerro Azul. Iniciativa: Desenvolvimento integrado da cadeia produtiva do citrus.
  • Governança Territorial – Bom Jesus do Sul. Iniciativa: La Frontera – O que é bom passa aqui.
  • Inclusão Produtiva – Ponta Grossa. Iniciativa: Dona de mim: resgate e inclusão produtiva através do empreendedorismo.
  • Sala do Empreendedor – Francisco Beltrão. Iniciativa: Realizando sonhos.
  • Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo – Londrina. Iniciativa: Estação 43 – Ecossistema de inovação de Londrina.
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente – Curitiba. Iniciativa: Curitiba cidade sustentável.
  • Turismo e Identidade Territorial – Pato Branco. Iniciativa: Pato Branco – Destino Turístico Inteligente.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *