Desafios e oportunidades do Marco Legal da Inovação serão tema de seminário em Fabriciano | ASN Minas Gerais


Nesta terça-feira (28/5), o Sebrae Minas promove em Coronel Fabriciano o Seminário Territórios Mais Atrativos: Marco Legal da Inovação. O evento vai reunir gestores municipais e agentes de desenvolvimento do poder público, instituições de ensino e entidades da região do Rio Doce e Vale do Aço para abordar as implicações e as oportunidades do Marco Legal da Inovação e discutir desafios e alternativas para impulsionar a inovação nos territórios.

Entre as atividades programadas está a palestra com o procurador federal e consultor jurídico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Portella. Ele participou ativamente da criação do Marco Legal da Inovação e vai apresentar reflexões sobre o tema, abordando os dispositivos constitucionais que estabelecem medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo.

O empreendedor do ramo de tecnologia e membro do ecossistema de inovação de Santa Catarina, Vaime Alves Machado Junior, será mediador em um painel com as presenças do prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chave; do presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) de Governador Valadares, Jamir Calili; e do Superintendente de Inovação Tecnológica do Governo do Estado de Minas Gerais, Pedro Emboava. Durante o painel serão apresentados cases de sucesso desses municípios na área de inovação.

O gerente do Sebrae Minas na Regional Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício César Fernandes, destaca que o objetivo do evento é destacar a importância de promover o desenvolvimento econômico, tecnológico e social nos municípios. “Queremos dar visibilidade para o potencial da região, com um crescimento sustentável, e apoiar a competitividade regional por meio de ecossistemas de inovação dinâmicos e inclusivos”, reforça.

O Seminário será realizado das 14h às 18h, no auditório Maria Angélica, localizado no prédio da Prefeitura, correalizadora da iniciativa, que também tem o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM). O presidente da AMM e prefeito de Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico local, Daniel Papa, também estarão presentes no evento.

Visita ao Hub Fabri

No encerramento do Seminário, os participantes vão conhecer o Hub Fabri, primeiro espaço de inovação, tecnologia e negócios do Vale do Aço. O local, aberto ao público e com entrada gratuita, é voltado a microempresas, microempreendedores individuais (MEI), startups, investidores e instituições de ensino.

O Hub Fabri foi criado pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, com investimento de R$ 1 milhão em recursos próprios, entre obras e equipamentos. O espaço conta com mil metros quadrados de área total, e tem o Sebrae Minas como parceiro na oferta de cursos, palestras, treinamentos e workshops para apoiar o desenvolvimento de negócios e profissionais da área.

As atividades terão início no mês de junho e para usar os serviços e os espaços ou participar dos cursos do Hub Fabri, os interessados podem agendar ou se inscreverem pelo site hubfabri.mg.gov.br.

Programa Territórios Mais Atrativos

O Sebrae Minas atua em três grandes esferas de negócios: Suporte Empresarial, Desenvolvimento Econômico e Educação Empreendedora. A frente de Desenvolvimento Econômico abrange trabalhos para apoiar os municípios mineiros na construção de ambientes que favoreçam a atividade empreendedora, fortaleçam os pequenos negócios, alavanquem a inovação, a geração de emprego e renda nos diferentes territórios do estado.

O programa Territórios Mais Atrativos tem o objetivo de apoiar agentes públicos e lideranças locais em todos os processos para tornar os territórios mais atraentes aos negócios por meio da melhoria do ambiente para empreender. Em 2024, o Sebrae Minas vai atuar em quatro temas prioritários para estimular o dinamismo econômico dos territórios: Liberdade Econômica, Marco Legal da Inovação, Atração de Investimento e Regularização Fundiária.

Programação

14h – ABERTURA
– Dr. Marcos Vinicius – Presidente da AMM e Prefeito de Cel. Fabriciano
– Fabrício César Fernandes – Gerente do Sebrae Regional Rio Doce e Vale do Aço
– Daniel Papa – Secretário de Desenvolvimento Econômico de Cel. Fabriciano.

14h30 – PALESTRA: MARCO LEGAL DA INOVAÇÃO
Bruno Portela – Procurador Federal, membro da AGU e Consultor Jurídico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

15h30: PAINEL CASE DE SUCESSO E DESAFIOS: ECOSSISTEMAS DE SANTA CATARINA, SANTA RITA DO SAPUCAÍ E GOV. VALADARES. – Mediador: Vaime Alves Machado Junior – Facilitador do Startup Weekend, empreendedor do ramo de tecnologia e Consultor do Sebrae-SC, e membro do Ecossistema de Inovação de Santa Catarina.
– Wander Wilson Chaves – Prefeito de Santa Rita do Sapucaí-MG
– Jamir Calili – Presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação — CMCTI de Gov. Valadares.
– Pedro Emboava – Superintendente de Inovação Tecnológica, Governo do Estado de Minas Gerais.

17h: VISITA AO HUB DE INOVAÇÃO DE CORONEL FABRICIANO ACOMPANHADO DE UM COQUETEL

Serviço

Seminário Territórios Mais Atrativos em Coronel Fabriciano-MG
Data: 28 de maio
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório Maria Angélica – localizado no prédio da prefeitura de Coronel Fabriciano (End: Praça Luís Ensch, 64, Centro, Coronel Fabriciano)

Assessoria de imprensa Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço
Fernanda Pereira
(31) 98250-1752
[email protected]



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *