Nos dias 8 e 9 de maio, Juiz de Fora reuniu cerca de 600 pessoas na 6º edição do e-cidades, evento do Sebrae Minas que tem o objetivo de conectar inovação e gestão pública na busca de um futuro melhor para os municípios da Zona da Mata e do Campos das Vertentes. O encontro teve a participação de gestores públicos, lideranças, empresários e empreendedore em momentos de discussão sobre melhorias para os territórios da região.
A palestra de abertura ocorreu no dia 8, com o publicitário, administrador de empresas, empreendedor digital e sócio-diretor da Unimark Comunicação, Walter Longo, que conversou sobre Inteligência Artificial (AI) e seu impacto na gestão das cidades do futuro. Segundo ele, a aplicação da AI na gestão pública traz benefícios como ganho de tempo e eficiência, otimização de processos, automatização do atendimento ao público e previsão de cenários e tendências.
Walter Longo acrescenta que a gestão de dados com participação de Inteligência Artificial auxilia os gestores na tomada de decisões mais assertivas, gerando mais eficiência e redução de custos, além de uma experiência aprimorada do cliente. “É um novo jeito de ver o mundo, um processo de adição e não de substituição. E o Sebrae entra como ferramenta estratégica nesse processo, com incentivo à visão empreendedora e à quebra de paradigmas no mundo dos negócios”, afirma.
O segundo dia de evento trouxe palestras e cases de sucesso sobre desenvolvimento dos municípios, como liderança, Marco Legal da Inovação, regularização fundiária, economia circular e infraestrutura digital pública. Marcaram presença o ex-prefeito de Cabaceiras (PB), Arnaldo Júnior Farias; a coordenadora do Programas de Fomento ao Empreendedorismo da Escola de Inovação – Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Daniela Vitório Del Puente; e o procurador federal e membro da Advocacia Geral da União (AGU), Bruno Portela.
A 6ª edição do e-cidades também trouxe à tona discussões sobre a necessidade de adequação aos novos contextos nos quais as cidades precisam ser empreendedoras e inovadoras, para projetar e criar seus futuros. O evento teve parceria da prefeitura de Juiz de Fora, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF.
–
Assessoria de Imprensa | Sebrae Minas – Regional Zona da Mata e Vertentes
Luciana Grillo – (32) 99925-9134
[email protected]