Tecnologia e inovação voltados ao esporte tem sido cada vez mais importantes para a performance de atletas | ASN Paraná


O uso da tecnologia aplicado ao esporte tem sido cada vez mais utilizado na busca para melhorar a performance de atletas, na gestão de clubes, na inovação em treinamentos e até mesmo na experiência de quem assiste a uma partida, no estádio ou fora dele. Desde a prevenção de lesões até o desempenho dos jogadores, a inovação está cada vez mais presente em um setor que movimenta bilhões de reais todos os anos.

Fernando Patara, cofundador do Arena Hub, um dos maiores centros de fomento à inovação, esporte, mídia e entretenimento da América Latina, destaca que trazer a tecnologia para dentro do esporte é fundamental para termos cada vez mais experiências positivas.

“A gente está acostumado a assistir um evento, seja presencial ou on-line, mas não temos a dimensão de toda a tecnologia e a inovação que o acompanham e no que isso implica na performance dos atletas. Para a Feira trouxemos highlights demonstrando as ‘dores’ e cases desenvolvidos e que podem ser aplicados na realidade local”, explica Fernando.

De acordo com Fernando, o esporte mudou muito ao longo dos últimos anos e a intensidade com que as competições acontecem é cada vez maior.

“Quando vimos o Brasil ganhar o tricampeonato mundial de futebol na década de 1970, um jogador de futebol percorria cinco quilômetros. Hoje, eles percorrem dez. A tecnologia vem para nos ajudar no mapeamento de dados desses atletas, no deslocamento, desgaste físico, muscular, na prevenção de lesões, entre outros aspectos”, acrescenta o especialista.

Ele foi um dos palestrantes do Sebrae/PR durante a Feira Inventum, que aconteceu entre os dias 5 a 9 de junho, em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, e promoveu oficinais com temáticas desde a tecnologia e a saúde aplicada ao esporte, passando por suas inovações, economia sustentável, até a gestão esportiva na era digital. Ao todo, foram mais de 30 horas de conteúdos compartilhados.

Sebrae/PR promoveu oficinais sobre Tecnologia e Inovação ligadas ao esporte durante a Inventum 2024. Foto: Divulgação

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Juliano Lima, compartilhar conhecimentos sobre a tecnologia e a inovação aplicadas ao esporte vem ao encontro do que o ecossistema local busca.

“Pato Branco tem como uma de suas vocações o turismo esportivo. Tendo essa tendência, compreendemos que fomentar o acesso ao conhecimento e o compartilhamento de informações nesta área é fundamental para o desenvolvimento do nosso ecossistema, especialmente do ponto de vista do esporte de alto rendimento”, enfatiza Juliano.

Formação acadêmica
Na visão do coordenador do curso de Educação Física (Bacharelado) do Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), Fabiano Nazar, inserir a tecnologia e a inovação no esporte tem sido uma das premissas da formação dos futuros profissionais da área.

“A tecnologia e a inovação estão diretamente ligadas ao desempenho dos atletas atualmente.
Tivemos relatos positivos da participação dos nossos acadêmicos e entendemos que a formação dos futuros profissionais passa pela correta utilização dessas tecnologias para extrair o máximo de performance dos atletas dentro de cada modalidade esportiva”, destaca Fabiano.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *