A gerente da Unidade de Sustentabilidade e Inovação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA), Renata Batista, foi uma das convidadas de um painel que debateu sustentabilidade e educação, como ação do projeto RBA na COP, realizado pelo grupo de comunicação paraense. O encontro ocorreu no auditório do Centro Universitário Fibra, em Belém.
Renata apresentou como o Sebrae no Pará se organiza para tratar dessa temática e iniciativas desenvolvidas pela entidade em apoio aos pequenos negócios, focadas na sustentabilidade e inovação.
“Nós temos uma unidade para pensar a estratégia de atuação em sustentabilidade e inovação no estado. Capacitamos empreendedores para a criação de negócios com inovação e consciência ambiental”, frisou.
Renata mostrou como os projetos Inova Amazônia, Negócios de Impacto Socioambiental (NISA) e Sustenta e Inova são iniciativas de incentivo à criação e desenvolvimento de ações que associam empreendedorismo e sustentabilidade, apresentando boas práticas de empreendedores atendidos pelo Sebrae/PA. “Trabalhamos desde a ideia inicial até a abertura de mercado para os negócios”, destacou.
A gerente fez relação entre educação e sustentabilidade. “Olhar para o conhecimento gerados na academia com foco em perceber sua aplicação prática no ambiente de negócios. Esse é o desafio”, ressaltou Renata, que aproveitou para falar de eventos que a instituição tem realizado com estudantes do ensino superior, mas também com alunos dos ensinos fundamental e médio, para disseminar a temática do clima e assuntos relacionados. “Formar essa consciência agora, desde os anos iniciais da via estudantil é fundamental”, frisou.
O diretor comercial do Grupo RBA destacou a importância do projeto e do apoio dado pelo Sebrae à iniciativa. “É uma ação que iniciou em setembro de 2023, com a COP 28, e segue até a COP 30. O grupo vai produzir conteúdo jornalístico, mas também promover debates como esse, para as pessoas pensarem como estão inseridas nesse contexto e o seu papel, além de mostrar as oportunidades que a COP traz, daí o apoio do Sebrae ser fundamental, por ser a entidade que promove capacitação dos empreendedores nesse ambiente de oportunidades ”, ressaltou.
“Esse evento é muito bom pra gente conversar sobre essa relação da educação com a questão do meio ambiente, levantar esse debate “, ressaltou José Maria, estudante de pedagogia da Fibra, que tem atuação em iniciativas empreendedoras com a preocupação ambiental. “Produção de sabão a partir do óleo utilizado pelos moradores, gerando renda, é um dos projetos que estou”, comentou o estudante.
Também foram painelistas: a gerente de projetos de desenvolvimento socioeconômico e gerente de parcerias do Fundo de Sustentabilidade Hydro, Caroline Maués; a coordenadora da Fibra, professora Geovana Cristina Souza; e o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra, que também apresentaram ações das entidades em relação ao tema do evento.