Natal – Em uma noite de grande festa e reconhecimento, o Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) premiou as gestões municipais que se destacaram no fomento ao desenvolvimento dos pequenos negócios no estado. A cerimônia de entrega do “12º Prêmio Prefeitura Empreendedora”, realizada nesta quarta-feira (17), reuniu autoridades, prefeitos premiados, assessores e secretários municipais no Holiday Inn, em Natal.
A etapa estadual recebeu 45 iniciativas inscritas, envolvendo 24 municípios do Rio Grande do Norte, em nove categorias: Governança Territorial, Compras Governamentais, Empreendedorismo Rural, Sala do Empreendedor, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Empreendedorismo na Escola, Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Cidade Empreendedora, Turismo e Identidade Territorial, e Inclusão Produtiva.
Participaram da cerimônia o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, juntamente com os diretores da instituição, José Ferreira de Melo Neto (Superintendente) e Marcelo Toscano (Operações). Representando os municípios do RN, esteve presente o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte (FEMURN) e prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos. Também marcaram presença o presidente da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas do RN, deputado Kleber Rodrigues, o presidente e conselheiro do Tribunal de Contas do RN, Antônio Gilberto Sales, e o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz Elias, juntamente com os demais membros do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN e da gestora da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Cátia Lopes.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, a importância das prefeituras no apoio ao empreendedorismo e na criação de um ambiente mais propício para os pequenos negócios é indiscutível.
“As prefeituras desempenham um papel crucial no apoio e na promoção do ambiente empreendedor, sendo a força vital que impulsiona nossa economia e transforma comunidades. Essa iniciativa que celebramos hoje não é apenas uma premiação, mas uma plataforma para o progresso”, afirmou.
Maciel destacou ainda o potencial do prêmio Prefeitura Empreendedora em inspirar e liderar pelo o exemplo.”Este prêmio oferece visibilidade nacional e acesso a recursos para aprimorar políticas e programas, estimulando a inovação e a melhoria contínua na gestão municipal.”, completou.
O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, destacou a importância de incentivar os pequenos negócios para gerar mais oportunidades e renda para o Rio Grande do Norte.
“Apoiar o empreendedorismo é a chave para impulsionar o desenvolvimento do RN e contribuir para o bem-estar da população. O Sebrae-RN reconhece a importância desse apoio contínuo. Quero expressar minha sincera gratidão a todos os que se unem a nós nesse esforço coletivo, trabalhando incansavelmente para promover o progresso e garantir um futuro próspero para o nosso estado por meio do empreendedorismo e de uma gestão pública competente.”, afirmou.
Para o presidente da FEMURN, Luciano Santos, o “Prêmio Prefeitura Empreendedora” estimula as gestões municipais ao valorizar iniciativas locais e promover uma competição saudável entre os municípios. “Nós, gestores municipais, somos os responsáveis por representar e promover o desenvolvimento de nossas cidades. E essa iniciativa é uma oportunidade única de valorização e reconhecimento de ações e exemplos para o fomento do empreendedorismo no estado”.
Vencedores estaduais
O município de Acari, que celebra a sangria do açude de Gargalheiras, foi um dos grandes vencedores da noite, conquistando o prêmio nas categorias “Empreendedorismo Rural” e “Sustentabilidade e Meio Ambiente, com os projetos Empreender Rural e Acari Sustentável”, respectivamente.
O prefeito de Acari, Fernando Bezerra, ressaltou o potencial das iniciativas em impulsionar o desenvolvimento sustentável da região, enfatizando a colaboração com o Sebrae-RN para incentivar tais práticas.
“As iniciativas premiadas se destacam por sua significativa contribuição para o desenvolvimento de nossa cidade. Esse reconhecimento reflete o árduo trabalho de toda a equipe da prefeitura e de nossos parceiros, reafirmando que estamos trilhando o caminho certo rumo ao desenvolvimento sustentável.”, celebrou.
Messias Targino também conquistou uma vitória dupla, levando para casa as premiações nas categorias “Turismo Identidade Territorial” e “Cidade Empreendedora”. Para a prefeita do município, Shirley Ferreira Targino, o Prêmio Prefeitura Empreendedora é uma oportunidade de dar visibilidade às gestões que verdadeiramente incentivam o empreendedorismo e promovem o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
“Participar deste evento nos mostra a importância de mostrar nosso trabalho não apenas localmente, mas também a nível estadual e nacional. Estou muito feliz por ser uma das vencedoras deste prêmio, e agradeço a todos que vieram nos apoiar e a toda a equipe envolvida nos projetos que apresentamos e foram premiados”.
O objetivo da premiação é estimular o desenvolvimento municipal e reconhecer o prefeito ou prefeita que criou as condições necessárias à um ambiente favorável ao empreendedorismo na região e executaram projetos voltados ao desenvolvimento dos pequenos negócios locais. Todos os vencedores da etapa estadual do Rio Grande do Norte concorrerão nas suas respectivas categorias, na etapa nacional do prêmio, cuja premiação está marcada para o dia 11 de junho, em Brasília (DF).
Conheça todos os vencedores da etapa estadual:
Categoria: Sala do Empreendedor
Município: Tibau, projeto “Sala do Empreendedor transformando Tibau”
Prefeita: Lidiane Marques da Costa
Categoria: Cidade Empreendedora
Município: Messias Targino, projeto “Cidade Empreendedora do Sertão Nordestino
Prefeita: Shirley Ferreira Targino
Categoria: Compras Governamentais
Município: Janduís, projeto “Compras do Pequeno
Prefeito: Salomão Pinheiro
Categoria: Sustentabilidade e Meio Ambiente
Município: Acari, projeto “Acari Sustentável”.
Prefeito: Fernando Bezerra
Categoria: Turismo e Identidade Territorial
Município: Messias Targino, projeto “Vem pra Messias”.
Prefeita: Shirley Ferreira Targino
Categoria: Empreendedorismo Rural
Município: Acari, projeto “Empreender Rural”.
Prefeito: Fernando Bezerra
Categoria: Inclusão Produtiva
Município: Baraúna, projeto “Mulheres Empreendedoras e o reflexo dos impactos sociais na comunidade”.
Prefeita: Maria Divanize de Oliveira
Categoria: Empreendedorismo na escola
Município: São Paulo do Potengi, projeto “Negócios que Educam”.
Prefeito: Eugênio Souto
Categoria: Governança Territorial
Município: Angicos, projeto “Pico do Cabugi, um vulcão adormecido com suas características originais”..
Prefeito: Miguel Pinheiro Neto
–