O estande do Sebrae recebeu 273 pessoas nos três dias da FEVEST TREND 2024, que terminou nesta quinta, dia 27, em Nova Friburgo. Empreendedores e estudantes tiraram dúvidas com a equipe, participaram de palestras e testaram em um quiz seus conhecimentos sobre a história do polo de moda íntima e o projeto de indicação geográfica (IG) da cidade como Capital da Lingerie.
“Friburgo é criação, inovação e aproveitamos o nosso espaço na FEVEST para reforçar a marca da cidade, que em breve vai estar nas peças que chegam ao Brasil e ao mundo, movimentando o mercado da moda e toda a cadeia de negócios da região”, afirmou a coordenadora do Sebrae em Nova Friburgo, Fernanda Gripp.
O reconhecimento de indicação de procedência deve ser solicitado ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ainda este ano. A lei federal sancionada no último dia 11, reconhecendo Nova Friburgo como Capital Nacional da Moda Íntima, deu ainda mais força ao projeto da IG, em desenvolvimento pelo Sebrae, Unigranrio, Faperj e Sindvest. No primeiro dia de FEVEST, a pesquisadora Paola Lohmann conversou com os visitantes no estande do Sebrae sobre todo o processo para que as empresas de moda íntima do município possam utilizar o selo especial.
Futuro dos polos de moda e internacionalização em pauta
Os visitantes que passaram pelo estande do Sebrae também participaram de palestras sobre assuntos como empreendedorismo feminino, estratégias de venda em marketplaces, a importância da imagem na construção da identidade, a relação entre polos de moda e gastronomia, além da importância de fortalecer os pequenos negócios locais.
“Quando valorizamos os produtos dos empreendedores locais, ajudamos a desenvolver nossa comunidade, nossa cidade”, frisou Alice Freitas, da Rede Asta, em sua palestra.
O Sebrae ainda patrocinou e participou de rodas de conversa na programação principal da FEVEST. Entre os temas tratados estavam o futuro dos polos de moda, a experiência do cliente e a internacionalização. Na abertura do evento, 12 confecções receberam seus certificados de participação no ProGlobal, programa desenvolvido pelo Sebrae para auxiliar pequenos negócios a entrar ou crescer no mercado internacional. O gerente de Negócios Internacionais do Sebrae Rio, Maurício Chacur, que uma nova edição do ProGlobal para o setor de moda íntima será planejada para 2025.