Sebrae promove seminário sobre oportunidades e os desafios do “silver economy” em Feira de Santana | ASN Bahia


Na noite de quinta-feira (8), o Sebrae reuniu um grande público para o seminário “Negócios Silver +: Atender e Inovar para o Público 50+”, no auditório do Hotel NH Feira de Santana. O evento teve como objetivo discutir as oportunidades e desafios do mercado voltado para a faixa etária acima dos 50 anos.

Leidiane Brito, analista do Sebrae, ressaltou a motivação para a proposta do evento ao destacar a transformação demográfica que Feira de Santana tem vivenciado e visou sensibilizar os empresários sobre a necessidade de adaptação para esse novo cenário.

“Os temas foram pensados baseados em uma nova realidade demográfica a qual vivemos. O seminário ressaltou a necessidade de inovação e adaptação a essas mudanças como fatores cruciais para o sucesso empresarial. Em um cenário onde as dinâmicas de consumo estão em constante evolução, é fundamental que os negócios se preparem para atender a um mercado em expansão, que traz novas demandas e expectativas dos consumidores, mas também uma nova perspectiva de interação e gestão dentro da comunidade empresarial”, afirma Brito.

A diversidade demográfica, com o aumento da população mais velha, a presença crescente de minorias e as mudanças nos comportamentos de compra exigem que as empresas revisem suas estratégias. Por isso, o seminário incluiu diversas palestras e painéis de discussão. Um dos destaques foi a participação de Emerson Alencar, empresário e palestrante, que abordou o tema “Liderança Multigeracional”. Ele enfatizou a importância de compreender as diferenças geracionais dentro das equipes.

“Inovar não se limita apenas a produtos ou serviços, mas também envolve processos, atendimento ao cliente e modelos de negócios. É comum encontrarmos pessoas de diferentes faixas etárias trabalhando juntas. A forma como cada geração pensa e se comunica pode variar muito, e é essencial para um gestor adaptar sua abordagem para tirar o melhor proveito de cada membro da equipe” afirmou.

Além disso, o seminário destacou a importância de entender as necessidades específicas de diferentes grupos demográficos, utilizando dados e pesquisas de mercado para antecipar tendências. A adaptação a essas mudanças pode abrir novas oportunidades de mercado, permitindo que os negócios se destaquem em um ambiente competitivo.

Na palestra final da noite, “Oportunidades e desafios para atuar o público 50+”, a publicitária e mestre em ciências do consumidor, Andréa Bisker, mostrou como os negócios devem se adaptar neste cenário em rápida evolução, principalmente no que diz respeito às mudanças na pirâmide etária do Brasil.

Por fim, a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes do evento pôde estimular a criatividade e a implementação de soluções inovadoras que podem atender não apenas às necessidades atuais, mas também se antecipem às futuras demandas deste importante e crescente mercado do “silver economy”.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *