Sebrae/PR disponibiliza e-book gratuito sobre ChatGPT para pequenos negócios | ASN Paraná


A inteligência artificial pode ser uma aliada para os pequenos negócios. Redução de tempo e custo, da produção ao relacionamento com o cliente. O ChatGPT que ganhou notoriedade nos últimos meses é um exemplo. A ferramenta da chamada “IA generativa” permite com que os usuários possam gerar comandos para textos, poemas, letas de música e imagens, por exemplo, e otimizar a rotina de seus empreendimentos.

Material gratuito está disponível no site da instituição. Crédito: reprodução.

Para auxiliar nessa nova realidade, o Sebrae/PR disponibiliza o “ChatGPT para otimizar seu negócio”, em e-book gratuito no site.

João Luis de Moura, consultor do Sebrae/PR, explica que a iniciativa busca facilitar o dia a dia do empreendedor, após mapeamento com clientes.

“Um dos nossos desafios é ofertar conteúdos que ajudem na jornada do empreendedor. Entre os temas procurados está o ChatGPT, uma ferramenta que está à disposição de todos. Afinal, a inovação surge a partir de problemas corriqueiros, para nos fazer poupar tempo com tarefas repetitivas, de forma assertiva”, relata.

De acordo com João Luis, o objetivo é apresentar comandos básicos para que, dentro da IA do ChatGPT, o empreendedor opere de forma simples e rápida. “Cada um dos temas apresentados no e-book traz um passo a passo, começando pela criação de uma conta gratuita, até os comandos do chamado prompt do chat. Por exemplo, como fazer uma proposta comercial dentro de um modelo padrão, em poucos minutos. Com os modelos criados, bastam poucos ajustes de acordo com seu objetivo e é só começar a utilizar na prática”, detalha.

A nutricionista Cibele Mariana Dalcin Freitas, que atua como microempreendedora individual (MEI) no ramo de móveis planejados, é uma das usuárias do ChatGPT, a partir das orientações do e-book do Sebrae/PR.

“O e-book é muito objetivo, precisei fazer apenas alguns ajustes para que o chat desenvolvesse algo mais voltado para minha área de atuação. As sugestões fazem o chat desenvolver algo completo e congruente, inclusive tive algumas ideias para inserir nos meus acompanhamentos através do uso da ferramenta. É incrível como a forma de expor o que queremos para o ChatGPT faz toda a diferença e, na correria do dia a dia, nem sempre a criatividade está tão aflorada para pensar em perguntas e dar orientações tão detalhadas”, afirma.

A ferramenta também vem auxiliando no dia a dia de Derick Gabardo, que é ator e empreendedor.

“Já conhecia o ChatGPT, mas tinha usado poucas vezes. Quando conheci o e-book e passei a usar os comandos para ajudar na pesquisa, achei muito interessante. Facilita muito a pesquisa com os comandos, quando a gente sabe exatamente como pesquisar e o que pesquisar. Vem me ajudando a desenvolver questões mais complicadas da minha empresa, que antes eu não tinha acesso, ou não tinha como descobrir sozinho. Hoje uso o chat para praticamente tudo, até mesmo para estudar e na vida pessoal”, destaca Derick.

Prompts para o ChatGPT

O e-book traz prompts eficientes para usar no ChatGPT, otimizar um negócio e aumentar as vendas através da inteligência artificial. A série completa está disponível gratuitamente no site do Sebrae/PR: https://sebraepr.com.br/serie/prompts-para-o-chatgpt/

O pequeno negócio pode se beneficiar de sua versão gratuita para pesquisar de forma mais rápida sobre assuntos referentes ao seu público, ao seu produto e à sua estratégia de vendas. É preciso, contudo, tomar cuidado com o uso indiscriminado para empregos, como na publicidade, como a criação de textos, promoções, etc. As respostas da ferramenta podem ser utilizadas como norteadores ou inspiração, observando o que se busca, antes de replicar apenas o que ela aponta.

O ChatGPT é um assistente amplo para qualquer assunto que se queira tratar, desde dúvidas, geração de ideias para a estratégia do negócio, produção de conteúdo para utilização em redes sociais entre diversas outras possibilidades a depender da necessidade e criatividade do empresário na interlocução com essas ferramentas.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *