O projeto da Rota Cicloturística Vales dos Tropeiros será apresentado pela primeira vez durante a Feiraço – Feira Comercial de Produtos e Serviços de Ipatinga. A iniciativa faz parte das estratégias da instituição para promover o turismo do estado e atrair um número cada vez maior de visitantes interessados em explorar as riquezas naturais, culturais, gastronômicas e históricas que Minas Gerais oferece. A apresentação oficial acontece nesta quarta-feira (15/5), após a cerimônia de abertura do evento, no estande do Sebrae Minas. Na ocasião, estarão presentes o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Valmir Rodrigues, e gestores públicos das cinco cidades – Timóteo, Marliéria, Dionísio, São Domingos do Prata e Antônio Dias – que fazem parte da nova rota turística do estado.
Em um espaço de 280 m², o Sebrae Minas vai criar um ambiente lúdico da experiência de pedalar ao longo dos 196 km do percurso, grande parte em estradas de terra pelas trilhas dos antigos tropeiros, que no início do século XX, promoveram a urbanização das cidades que formam o Vale do Aço. No estande o visitante terá a oportunidade de conhecer os principais atrativos do destino e a história da região, desde o Parque Estadual do Rio Doce até trilhas próximas a Estrada de Ferro Vitória-Minas.
“A apresentação do projeto da Rota Vales dos Tropeiros, em um dos mais importantes eventos da região, não só oferece visibilidade ao potencial turístico do Vale do Aço, mas também mostra o compromisso do Sebrae Minas e demais parceiros no fortalecimento da identidade regional, no incentivo ao empreendedorismo e na criação de novas oportunidades de negócios, contribuindo para a geração de emprego e renda para centenas de famílias”, afirma o analista do Sebrae Minas Alessandro Challub.
No estande do Sebrae Minas haverá ainda a realização de aulas shows promovidas pelo programa Prepara Gastronomia, iniciativa que oferece suporte empresarial para pequenos negócios de alimentação fora do lar no estado, com o objetivo de valorizar vocações e experiências gastronômicas regionais. Durante as aulas shows, chefs de cozinha vão compartilhar experiências e conhecimentos sobre sabores e técnicas culinárias, ensinar a preparação de pratos com ingredientes típicos da região, e ainda falar sobre tendências e novidades do mercado gastronômico.
Além do Vale dos Tropeiros, o espaço do Sebrae Minas na Feiraço também oferecerá informações sobre outros dois percursos apoiados pelo Sebrae Minas nas regiões dos vales do Aço e Rio Doce: Rota do Mutum e o Ipatinga Rural Roteiro Turístico.
Vale além do aço
A Rota de Cicloturismo Vales dos Tropeiros é resultado do trabalho conjunto do Sebrae Minas, Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM) Vale do Aço Conventions e Visitors Bureau, Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), gestores municipais, grupos de ciclistas da região e empresários da cadeia produtiva associada ao turismo da região.
Em 2020, o Sebrae Minas realizou um estudo que mapeou os empreendimentos, atrativos turísticos ao longo de cinco cidades. “Nosso objetivo é fomentar o turismo sustentável, sensibilizar para questões ambientais e promover a prática de atividades ao ar livre. Ao incrementar o fluxo turístico na região, ela desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico local, revelando uma perspectiva do ‘Vale’ que transcende a sua identidade industrial”, explica Challub.
Pelo caminho, museus e monumentos em homenagem aos tropeiros, além de igrejas centenárias, que oferecem aos turistas a oportunidade de vivenciar a cultura e história da região. Há ainda cachoeiras, lagoas, picos panorâmicos e mirantes em meio a natureza exuberante. O passeio ao longo da rota também inclui uma variedade de experiências gastronômicas, desde queijos e doces artesanais até as quitandas servidas nos tradicionais cafés coloniais das fazendas.
Alguns trechos da rota já estão sinalizados com placas indicativas. Também já foi criada uma marca com elementos locais para dar mais identidade ao destino. Outra ação foi a solicitação da instalação de vagões específicos no trem de passageiros da EFVM (Estrada de Ferro Vitória-Minas), destinados ao transporte seguro e adequado de equipamentos esportivos, em especial, bicicletas. A medida pretende incentivar o cicloturismo na área, garantindo facilidades e comodidades para os visitantes interessados em explorar a região de forma sustentável.
Também estão previstas capacitações dos pequenos negócios locais voltadas para melhoria da gestão, finanças, vendas, marketing digital e atendimento, e a implantação de ciclovias até o Parque Estadual do Vale do Rio Doce. Haverá ainda uma série de iniciativas direcionadas para o fortalecimento da governança, promoção da rota e construção de um site para facilitar o acesso às informações sobre o destino. A previsão é que no segundo semestre deste ano, a Rota Vale dos Tropeiros já seja comercializada por receptivos da região.
Feiraço
A quarta edição da Feiraço acontece de 15 a 18 de maio, no estacionamento do Ipatingão. Durante o evento, serão expostos e comercializados produtos e serviços de mais de 100 empresas de diversos setores. Neste ano, haverá ainda praça de alimentação, playground, shows e entretenimento. A iniciativa é uma realização da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Sebrae Minas.
–
SERVIÇO
Feiraço
De 15 a 18 de maio
Apresentação do projeto da Rota Cicloturística Vales dos Tropeiros – Dia 15 de maio, após a cerimônia de abertura da Feiraço, no estande do Sebrae Minas
Ipatingão
Ipatinga/MG
Informações: https://www.instagram.com/feiracoaciapicdl/
–
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9275 / 9276 / 9271 / 9278
[email protected]