Os veículos TV Cultura do Pará, Amazônia Vox, Jornal O Liberal, Correio de Carajás, Rádio Cultura FM, Diário Online, TV Liberal, Portal Correio de Carajás, Folha de São Paulo/Pará, Rádio 99 FM e Estadão são os finalistas das categorias de Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo na etapa paraense do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ).
Na categoria especial Jornalismo Universitário, o trabalho finalista foi da Universidade da Amazônia. Os vencedores serão anunciados no dia 26 de setembro, durante a cerimônia de premiação, em Belém.
O tema central do concurso este ano foi “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”. Dos 168 trabalhos inscritos no Pará, 17 são finalistas.
Na categoria Jornalismo em Texto, concorrem os trabalhos “Welcome COP-30: a vez do barqueiro falar com o turista?”, publicado no Diário Online; “Muito além do açaí: Como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura, da Amazônia Vox e “Doce, lucrativo e sustentável”, do Correio de Carajás, de Marabá.
Na categoria Jornalismo em Vídeo, disputam a etapa paraense do concurso os trabalhos “É do Pará: Cupuaçu, a fruta amazônica amada em todo lugar”, da Tv Liberal; “Farinha de Bragança: alimento e empreendedorismo na Amazônia” e “Encauchados: Empreendedorismo social que trabalha o desenvolvimento comunitário e a inovação com foco na preservação da Amazônia”, ambos da TV Cultura do Pará.
Também estão no páreo, na categoria Jornalismo em Áudio, as reportagens “Empreendedorismo Periférico”, da Rádio Cultura FM, “Do pilão à fábrica de chocolate: o crédito fez diferença para Lari Ribeiro”, do Portal Correio de Carajás e “O ouro do caroço que une histórias de esperança de sucesso também no mercado do biocosmético”, da Rádio 99 FM.
Já a disputa na categoria Fotojornalismo está entre os fotógrafos Alessandro Falco, com o trabalho Belém food culture, publicado no Estadão; Marx Vasconcelos, com o trabalho “Conservação ambiental e tecnologia são estratégias de comunidades indígenas empreendedoras” da Folha de São Paulo e Wagner Santana, que concorre com o trabalho “Da venda no ônibus até o sustento de 40 famílias”, do Jornal O Liberal.
Na categoria especial Jornalismo Universitário, criada este ano para reconhecer a produção de estudantes para veículos laboratório de universidades, o trabalho finalista ficou com a Universidade da Amazônia.
Os representantes dos trabalhos vencedores da etapa paraense do PSJ receberão Iphones, troféus e certificados. Os primeiros colocados de cada categoria concorrem na fase regional, que classificará os finalistas para a final nacional, realizada em Brasília.
Confira os finalistas do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo – Etapa Pará – ordem alfabética
Categoria Jornalismo em Texto:
· Doce, lucrativo e sustentável – Ulisses Pompeu de Miranda – Correio de Carajás
· Muito além do açaí: Como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura – Daniel Nardin – Amazônia Vox
· “Welcome” COP-30: a vez do barqueiro falar com o turista – Lucas Contente – Diário Online
–
Categoria Jornalismo em Vídeo:
· É do Pará: Cupuaçu, a fruta amazônica amada em todo lugar – Tainá Costa Aires Vianna – TV Liberal
· Encauchados: Empreendedorismo social que trabalha o desenvolvimento comunitário e a inovação com foco na preservação da Amazônia – Andreia Teixeira – TV Cultura do Pará
· Farinha de Bragança: alimento e empreendedorismo na Amazônia – Anna Paula Mello – TV Cultura do Pará
–
Categoria Jornalismo em Áudio:
· Do pilão à fábrica de chocolate: o crédito fez diferença para Lari Ribeiro – Luciana de Araújo Nascimento – Portal Correio de Carajás
· Empreendedorismo Periférico – Ana Tereza Brasil – Rádio Cultura FM
· O ouro do caroço que une histórias de esperança de sucesso também no mercado do biocosmético – Toni Gonçalves – Rádio 99 FM
–
Categoria Fotojornalismo:
· Belém food culture – Alessandro Falco – Estadão
· Conservação ambiental e tecnologia são estratégias de comunidades indígenas empreendedoras – Marx Vasconcelos – Folha de S.Paulo
· Da venda no ônibus até o sustento de 40 famílias – Wagner Santana – O Liberal
–
Categoria Jornalismo Universitário:
· Ilustrador e empreendedor, Matheus Souza compartilha trajetória da carreira estabelecida em Belém – Lívia Ximenes – Universidade da Amazônia – UNAMA
–
Sobre o PSJ
O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) é um concurso instituído pelo Sebrae, que se tornou referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira.
A 11ª edição do PSJ teve um recorde de trabalhos inscritos (3.076), superando em 62% o número de inscrições no ano passado. O Pará totalizou 168 trabalhos inscritos, superando em 17% o número de projetos inscritos no concurso em 2023.
–
–