Sebrae abre novas adesões ao projeto de melhoramento genético de bovinos no RN | ASN Rio Grande do Norte


Natal – O Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) está com inscrições abertas para o projeto “Leite & Genética 2024”, destinado a bovinocultores interessados em elevar a qualidade genética de seus rebanhos. Esta iniciativa já resultou no nascimento de 35.000 bezerros ao longo de 13 anos de atuação. As inscrições para este ano estão na fase final e serão aceitas até o dia 31 de maio. Podem participar do projeto criadores de bovinos mestiços, de corte ou de leite, de porte familiar, pequeno e médio. As informações para a adesão estão no site do programa www.rn.sebrae.com.br/leite-genetica.

O projeto ‘Leite & Genética’, executado pelo Instituto BioSistêmico (IBS), permite que pecuaristas adquiram pacotes de inseminação e sêmen de touros de alto padrão genético, disponíveis em um catálogo especial. Através da inseminação simultânea em várias vacas, os produtores podem obter resultados otimizados na qualidade dos bezerros nascidos, melhorando a performance tanto na produção de leite quanto no corte de carne. O processo todo é cuidadosamente monitorado por equipes de médicos veterinários do IBS, que prestam assistência técnica diretamente nas propriedades dos pecuaristas.

Segundo Acácio Brito, gestor do projeto e analista técnico do Sebrae-RN, a iniciativa facilita o acesso dos produtores rurais a tecnologias avançadas de reprodução para bovinos de leite, corte ou mestiços a um custo reduzido. Técnicas como a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e a fertilização in vitro (FIV) estão disponíveis, com o Sebrae subsidiando 70% dos custos. Assim, os bovinocultores precisam investir apenas os 30% restantes, tornando o avanço genético mais acessível e viável financeiramente.

Com mais de 13 anos de atuação, o programa tem democratizado o acesso à tecnologia e ao conhecimento para os pequenos bovinocultores. Durante esse tempo, acompanhamos transformações significativas em pequenas propriedades e nos currais potiguares, graças à biotecnologia aplicada ao melhoramento genético dos animais. Isso tem elevado a competitividade e a rentabilidade dos produtores”, avalia Acácio Brito.”

Além das tecnologias de reprodução, o Sebrae-RN proporciona consultorias e atendimentos especializados, subsidiando até 70% dos custos para os participantes. As ações do projeto visam não apenas melhorar a qualidade genética, mas também organizar e estruturar o setor da pecuárioa local, elevando a produção e a produtividade da bovinocultura no Rio Grande do Norte.

As adesões para o “Leite & Genética 2024” serão aceitas até o dia 31 de maio (Foto: Jetro Jacome)

“O projeto atua com foco no atendimento especializado no suporte à reprodução e também no manejo dos animais. O cliente escolhe o número de visitas que quer receber e a quantidade de inseminações que serão desenvolvidas na sua propriedade”, explica o gestor do projeto. O modelo flexível permite que cada pecuarista adapte os serviços às suas necessidades específicas.

Para Paulo Roberto, produtor da Fazenda Sorrento, localizada em São Gonçalo do Amarante, a participação no programa “Leite & Genética” desde 2018 tem sido essencial. Segundo ele, o projeto desempenhou um papel fundamental na melhoria de indicadores-chave da produção, elevando significativamente o nível de eficiência e produtividade de seu rebanho.

“Com a assistência técnica do projeto, não só conseguimos aprimorar a qualidade genética do nosso rebanho, mas também melhoramos outros índices zootécnicos, como o intervalo entre partos, a data do primeiro parto e a produção de leite por vaca, entre outros”, ressaltou o produtor.

O projeto “Leite & Genética” é uma iniciativa do Sebrae-RN, executado pelo Instituto BioSistêmico. Materiais de apoio e mais informações sobre o projeto podem ser acessados em: www.rn.sebrae.com.br/leite-genetica



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *