Oito Salas do Empreendedor das regiões sul e sudoeste do Paraná foram premiadas com o Selo Diamante, durante a certificação realizada pelo Sebrae Nacional no dia 7 de maio. O reconhecimento leva em consideração as Salas mais bem pontuadas nos estados no Selo Sebrae de Referência em Atendimento 2023.
No sudoeste do Paraná, os municípios de Ampére, Mangueirinha, Pranchita, Renascença, Realeza e São João tiveram as suas Salas do Empreendedor reconhecidas com o Selo. Já a região sul teve premiadas as Salas dos municípios de General Carneiro e Cruz Machado.
Gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, destaca a importância dos espaços para o desenvolvimento dos empreendedores e a parceria com os municípios.
“As Salas do Empreendedor exercem um papel fundamental para o microempreendedor individual [MEI]. São um ponto de apoio fundamental para que empreendedores se desenvolvam e alavanquem os seus negócios. Parabenizamos os nossos parceiros pela conquista do Selo, que demonstra o quanto os municípios têm se engajado”, afirma Cesar.
Em Mangueirinha, no sudoeste do Estado, a Sala do Empreendedor vem ajudando os pequenos negócios. Atualmente, a cidade conta com 1.024 MEI e 80% deles são atendidos pela Sala. Em 2023, o espaço realizou mais de 4,5 mil atendimentos, sendo 65 deles para abertura de novos negócios.
“Os números demonstram a importância da Sala como suporte aos empreendedores. Entendemos ela como uma política pública fundamental para a geração de empregos, formalização do comércio e renda. A conquista do Selo foi muito comemorada pela equipe e pelo município. Um agradecimento especial ao Sebrae, que é um grande parceiro nosso nessa caminhada”, acrescenta o responsável pela Sala do Empreendedor em Mangueirinha, Adilto José da Costa.
Em Pranchita, na Trifronteira, Rita Vicente é responsável pela Sala e comenta que o serviço é fundamental para o desenvolvimento econômico local. Somente em 2023, o espaço realizou mais de 2,5 mil atendimentos no município, que tem pouco mais de 5 mil habitantes.
“A Sala é um importante apoio para quem deseja formalizar o seu negócio, mas também para aqueles que buscam cada vez mais a excelência nos serviços ou produtos ofertados para a comunidade. Nosso desejo é sempre que os empreendedores atendidos aqui possam migrar de porte, bem como temos trabalhado na inspiração das próximas gerações já que muitos empreendedores atendidos têm negócios que envolvem toda a família”, comenta Rita.
Responsável pela Sala do Empreendedor de Cruz Machado, no sul do Paraná, Rodrigo de Souza, lembra que o ano de 2023 foi especial, onde a Sala registrou mais de 500 atendimentos.
“Com o trabalho de todos, conquistamos o Selo Ouro de Referência em Atendimento a nível estadual e, agora, celebramos a conquista do Selo Diamante a nível nacional. A Sala é reconhecida como referência para os empresários em todas as etapas de formalização, inscrição e licenciamento, além de oferecer soluções como cursos e consultorias especializadas. Essa é uma conquista que reflete o esforço para um atendimento de qualidade, especialmente para os MEI”, completa Rodrigo.
Premiação
O Selo é uma metodologia de avaliação que tem a finalidade de reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor e pelos parceiros a empreendedores locais, além de estimulá-los a aprimorar o atendimento ao microempreendedor individual (MEI). Na avaliação, são aplicados critérios qualitativos e quantitativos, incluindo cliente oculto, que geram pontuações com o objetivo de atribuir categorias de qualidade Bronze, Prata e Ouro nos estados.
O Diamante é concedido aos parceiros mais bem pontuados na categoria Ouro nos estados. Os critérios de avaliação do atendimento refletem as necessidades mapeadas nas mais variadas jornadas dos clientes que passam pelas Salas do Empreendedor e parceiros em diversos momentos do ciclo de relacionamento: prospecção, atendimento e pós-atendimento, tanto nas interações presenciais quanto remotas ou digitais.
Sala do Empreendedor
As Salas do Empreendedor são pontos de atendimento junto a prefeituras municipais que oferecem serviços exclusivos aos MEI, facilitando processos de abertura, regularização e baixa de empresas, além de orientações e capacitações. No Paraná, são 373 Salas em 360 municípios.
Paraná
Das 148 Salas reconhecidas no País com o Selo Diamante, 44 delas são do Paraná. O Estado foi o que teve o maior número de premiados na categoria. Além do sul e sudoeste, destaque também para a região noroeste, com 17 Salas premiadas, e para o município de Curitiba, que teve nove Salas reconhecidas.