Projetos de Curitiba e Assaí são vencedores nacionais do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora | ASN Paraná


Empreendedorismo aliado à educação, meio ambiente, tecnologia e sustentabilidade. Com essas temáticas, as prefeituras de Curitiba e Assaí conquistaram reconhecimento nacional no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) e colocaram o Paraná como o único estado do País com dois troféus.

Brasília recebeu cerimônia que anunciou os vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Fotos: Eduardo Pereira

A atual edição recebeu cerca de 2,5 mil inscrições de práticas municipais que induzem o desenvolvimento e fortalecem o empreendedorismo por todo o Brasil. Foram 145 projetos inscritos na etapa Paraná do PSPE, vindos de 104 municípios de todas as regiões do estado.

Localizada no norte do Paraná, a prefeitura de Assaí recebeu o primeiro prêmio da noite, na categoria Empreendedorismo na Escola. A iniciativa se chama “Assaí Tech – Empreendedorismo do infantil ao primeiro emprego” e mobiliza professores e estudantes municipais e estaduais para fomentar a Tecnologia da Informação, tendo como norte uma política de retenção de talentos, focada em agregar valor para o cidadão e para a iniciativa privada.

O prefeito de Assaí (PR), Michel Ângelo Bomtempo, recebeu o troféu e também, no encerramento da cerimônia, foi escolhido para falar em nome dos vencedores.

“É inexplicável a sensação de você trabalhar com uma grande equipe, como é a da educação, temos mais de 200 professores junto de mais de 3.700 alunos das redes municipal e estadual. Vir até aqui, receber este prêmio, é muito importante para a nossa cidade, é fruto de um trabalho de integração realizado para levar tecnologia e inovação às escolas”, enalteceu.

Michel Ângelo Bomtempo foi o campeão na categoria Empreendedorismo na Escola com o projeto: “Assaí Tech – Empreendedorismo do Infantil ao Primeiro Emprego”. Na foto, com o presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, José Tarcísio da Silva, e a diretora-técnica do Sebrae/AP, Suelen furtado.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, se emocionou e destacou que o Paraná foi o único estado com mais de um vencedor nacional, além de frisar a importância das gestões públicas desenvolverem projetos de impacto para os municípios.

“O esforço das pessoas e da equipe técnica, em levar e demonstrar a possibilidade de transformar os municípios por meio do empreendedorismo, dos pequenos negócios, da educação empreendedora, da inovação e da tecnologia, tudo isso faz a diferença e foi o que nos levou a ser o único estado com mais de um prêmio. Uma emoção muito grande e que demonstra, na prática, o resultado do trabalho que a equipe do Sebrae faz pelo Paraná”, celebrou.

Já a prefeitura da capital paranaense levou o troféu com o projeto “Curitiba Cidade Sustentável”, na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente. Segundo Dario Paixão, secretário municipal de Inovação, a cidade estabeleceu programas modernos que levaram à implementação de políticas públicas e à criação de novos espaços. Como exemplos, Paixão cita a Pirâmide Solar e o Bairro Novo da Caximba, a eletrificação dos ônibus, as fazendas urbanas, a promoção de energia limpa e renovável, entre outros.

“Os nossos projetos têm acessibilidade, governança, inovação e muita tecnologia embarcada. Curitiba fecha um ciclo virtuoso, que promove melhoria na qualidade de vida, cria empregos, gera renda para a população, atrai novas empresas e talentos. Uma conquista do principal prêmio nacional de empreendedorismo ligado às prefeituras, com o Curitiba Sustentável”, comemorou Dário Paixão, que representou o prefeito Rafael Greca durante a cerimônia.

Dario Paixão, secretário de Inteligência Artificial de Curitiba, recebeu o prêmio das mãos do presidente do CDE do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, e do vice-presidente do CDN do Sebrae Nacional, Mário Borba.

A noite foi coroada com a entrega do troféu para a capital paranaense pelo presidente do Conselho Deliberativo (CDE) do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni.

“Esses dois prêmios demonstram a eficiência do trabalho desempenhado. Quando olhamos para as temáticas, vemos uma preocupação em evoluir, pois a educação, ciência, tecnologia e inovação mostram um novo caminho. Esse prêmio vem para consolidar ainda mais o Paraná e mostrar que temos polos de excelência, referências nesses assuntos, que são merecedores de ser tomados como modelo por todo o Brasil”, pontuou.

Além de Assaí e Curitiba, outras oito prefeituras paranaenses foram vencedoras estaduais e participaram da final: Bom Jesus do Sul, Cerro Azul, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Jacarezinho, Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa.

Vencedores paranaenses ao lado da equipe do Sebrae e lideranças.

História de conquistas

Em nível nacional, o Paraná tem destaques no Prêmio desde a primeira edição. Jacarezinho levou o prêmio duas vezes, em 2012 e 2022, que havia sido a última edição. A lista de projetos paranaenses que venceram o PSPE, nacionalmente, tem ainda Guarapuava (primeira edição), Carlópolis (décima edição), Ponta Grossa (décima edição), Santa Helena (segunda edição), Munhoz de Mello (sexta edição), Laranjeiras do Sul (nona edição), Bom Sucesso do Sul (sétima edição) e Cascavel (sétima edição).

PSPE

Em sua XII edição, o prêmio contou com dez categorias: Simplificação e Fomento do empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Cidade Empreendedora; Governança Territorial; Empreendedorismo Rural e Inclusão Produtiva. As duas últimas categorias são novidades desta edição.

Confira todos os vencedores nacionais:

Empreendedorismo na Escola – Projeto: “Assaí Tech – Empreendedorismo do Infantil ao Primeiro Emprego” – Prefeitura de Assaí (PR).

Sustentabilidade e Meio Ambiente – Projeto: “Curitiba Cidade Sustentável” – Prefeitura de Curitiba (PR).

Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo – Projeto: “Eita Recife”- Prefeitura de Recife (PE).

Sala do Empreendedor – Projeto: “Sala do Empreendedor Inteligente” – Prefeitura de Estreito (MA).

Compras Governamentais – Projeto: “Programa Alimentação Escolar Regionalizada” – Prefeitura de Tauá (CE).

Turismo & Identidade Territorial – Projeto: “Brotas Turismo Inteligente: Aventura o ano inteiro!” –Prefeitura de Brotas (SP).

Cidade Empreendedora – Projeto: “Dash um banho, Floripa!”- Prefeitura de Florianópolis (SC).

Governança Territorial – Projeto: “Oeste Limpo” – Prefeitura de Santa Rita de Cássia (BA), representante do consórcio formado por outros 10 participantes (Baianópolis, Barra, Buritirama, Correntina, Cotegipe, Formosa do Rio Preto, Muquém do São Francisco, Tabocas do Brejo Velho, Universidade Federal do Oeste da Bahia e Governo do Estado da Bahia).

Empreendedorismo Rural – Projeto: “Suinocultura Sustentável: a força do crescimento regional” – Prefeitura de Rolim de Moura (RO).

Inclusão Produtiva – Projeto: “Porto Murtinho na Rota” – Prefeitura de Porto Murtinho (MS).

Participação

Estiveram presentes no evento o presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae, José Zeferino Pedrozo; presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima; o diretor-técnico, Bruno Quick; a diretora de Administração e Finanças, Margarete Coelho; o secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Paraná, Ricardo Barros; o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete; o prefeito de Bom Jesus do Sul, Helio Jose Surdi, o prefeito de Cerro Azul, Patrik Magari; o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro; o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati Martins; o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares; e a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *