No Paraná, Sebrae compõe programa nacional para o setor de TIC | ASN Paraná


Nesta terça-feira (28), Curitiba sediou um encontro técnico de liderança do setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com a presença de gestores do Sebrae/PR, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia e Rondônia, além Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e da Assespro Nacional e Paraná. Pela manhã, foi realizada apresentação do Sebrae Nacional, além de produtos e portfólios dos representantes de cada região.

Iniciativa de TIC contou com a presença de representantes do Sebrae Nacional e vários estados. Fotos: Inove

No período da tarde, aconteceu uma visita técnica à empresa Olist e ao Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba. Nesta quarta-feira (29), a programação continua com oficina com a proposta de valores para estratégia para o setor de TIC nacional.

Gerente adjunta da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Patrícia Mayana conta que o movimento de retomada do setor de TIC no Brasil busca impulsionar as empresas de pequeno porte.

“Vivemos a retomada desse setorial importante, estamos aqui para aprender com quem está fazendo. E também para estimular a união com parceiros e empresários que estão no segmento. É preciso olhar para uma economia portadora de futuro, e isso não existe sem a transformação digital proposta pelo ambiente de TIC. Se as empresas não adotarem requisitos que são exigências do novo consumidor, estarão fadadas a desaparecer”, avalia Patrícia.

Patrícia Mayana, gerente adjunta da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional.

Para Weliton Perdomo, gerente da Unidade de Competitividade Setorial (UCS) do Sebrae/PR, o evento marca uma renovação da setorial TIC, também no Estado.

“Estamos dando retomada da estratégia para revigorar este setor tão importante para a economia. Juntos vamos construir modelos para melhorar o relacionamento com empresas de TIC, em busca de protagonismo socioeconômico. Somos o quarto maior em número de empresas no Brasil, com presença significativa de empreendedores que reforça o potencial inovador da região”, afirma. O Paraná tem mais de 106 mil empresas com atividades relacionadas ao setor.

Weliton Perdomo, gerente da Unidade de Competitividade Setorial (UCS) do Sebrae/PR.

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), entidade que representa o setor de tecnologia no Estado, é também incentivadora das ações que tenham, como foco, a projeção das empresas.

“São empresas [TIC] que representam uma das principais formas de auxílio aos negócios, sobretudo na melhoria da comunicação interna e do relacionamento com os clientes”, ressalta Josefina Gonzalez, presidente da Assespro-PR.

Ela acredita que a iniciativa pode fortalecer o segmento. “A iniciativa do Sebrae fortalece os nossos associados, pois, proporciona atualizações e boas práticas relacionadas à gestão e à estratégia empresarial no setor”, completa.

Inspirações nos Estados

Criado para proporcionar uma jornada para empresas do setor de tecnologia, o Programa Renova TIC, iniciativa do Sebrae/PR, objetiva impulsionar a integração estadual, a inovação e o crescimento dos negócios.

“O Renova TIC acelera o crescimento dos negócios oferecendo atualização e conhecimentos em estratégia empresarial; visão de mercado e perspectiva de futuro; oportunidades e linhas de fomento e capital para inovar; integração regional e conexão empresarial com referências no mercado; reconhecimento e fortalecimento das marcas”, explica o coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato.

A construção do setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em nível nacional, tem como referências ainda as Jornadas Sebrae TIC, assim como o Programa de Excelência em TI e o Upgrade TI do Sebrae/RJ. Interessados em participar, podem entrar em contato pelo 0800 570 0800.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *