Na Inventum, jogo que simula desafio de fuga desafiou habilidades empreendedoras | ASN Paraná


Enigmas e uma busca por soluções focadas no contexto empresarial. O objetivo: sair da sala antes do cronômetro “estourar”. Esse é o Escape Room, um desafio que reuniu mais de 500 jovens participantes no estande do Sebrae/PR, durante a Inventum 2024, que aconteceu entre os dias 5 e 9 de junho, em Pato Branco, e é considerada uma das maiores feiras de inovação e tecnologia do Paraná.

Fechados em uma sala temática, o jogo provoca os participantes a resolverem enigmas que os levarão a sair do local. A atividade, entre outros aspectos, incentiva a criatividade e o raciocínio lógico para superar os obstáculos.

Participantes enfrentarem situações que os empreendedores passam todos os dias, como a gestão do tempo. Foto: Divulgação.

Consultora do Sebrae/PR, Dianalu Caldato conta que o jogo traz diversos elementos que compõem o cotidiano de um empreendedor, como o trabalho em equipe e a liderança.

“O desafio provoca os jovens a enfrentarem situações que os empreendedores passam todos os dias, como a gestão do negócio, a concorrência e a conquista de mercado. Durante o jogo, eles são informados que desenvolveram um projeto inovador e de grande possibilidade de sucesso. Porém, uma equipe concorrente está lançando um produto igual no mercado. Eles precisam correr para que esse produto seja lançado primeiro”, explica Dianalu.

Para isso, os participantes precisaram encontrar dicas e elucidar os enigmas do jogo, que são apresentados em diversos momentos e de diferentes formas.

“A nossa equipe procurou se organizar no começo do jogo. O mais demorado, para nós, foi no início em que tínhamos uma sequência de números e símbolos que precisávamos decifrar. O que nos levou a decifrar o jogo de forma mais rápida, sem dúvidas, foi o trabalho em equipe. Cada um fez um pouco e o resultado foi positivo”, conta a líder da equipe, Elis Leticia Dalri Gambim.

Mateus Henrique Xavier conta que essa foi a primeira vez que participou do Escape Room. Para ele, o desafio também trabalha aspectos além do jogo.

“Achei o Escape Room muito interessante, principalmente porque nos mostra como cada um de nós reage em situações de pressão. Do ponto de vista empresarial, isso é algo importante porque essas características podem ser trabalhadas a favor da empresa e do colaborador”, avalia Mateus.

Já Bruna de Freitas Batistus revela que o maior desafio da equipe foi conciliar as ideias dos participantes.

“A nossa equipe era formada por oito pessoas. Então, tínhamos ideias diversas a todo momento. Durante o jogo, procuramos nos organizar para seguir as ideias que julgávamos que eram as melhores e, com isso, fomos passando cada uma das etapas. É uma experiência muito legal”, completa Bruna.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *