Na Expoingá, ecossistema de inovação do agro recebe grupo de Londrina em evento da Aliança Estratégica | ASN Paraná


Evento tratou de ações realizadas em Maringá. Foto: Divulgação.

Lideranças do agronegócio de Londrina estiveram no estande do Sebrae/PR, na Expoingá, nesta terça-feira (15), para conhecer mais das ações realizadas pelo ecossistema de inovação do agronegócio em Maringá. A atividade faz parte da agenda da Aliança Estratégica dos Ecossistemas de Inovação de Londrina e Maringá, um projeto de cooperação pelo desenvolvimento de ambos os municípios, que envolve dez setores e vertentes, ao todo.

No evento, um grupo formado por representantes de instituições de ensino, de aceleradoras de startups, de empresários, de associações, de sociedades e de instituições ligadas à vertical do agro conheceu o espaço Inova Agro. Trata-se de uma aceleradora exclusiva para startups do agro inaugurada no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, onde ocorre a Expoingá todos os anos, e que é uma das ações da governança maringaense.

O ecossistema do agronegócio de Maringá também apresentou como tem trabalhado para impulsionar o setor. Baseia sua atividade nos pilares da inovação e da conexão. Tem como frentes de atuação: eventos, como ideathons, hackathons e encontros; programas de pré-aceleração, de aceleração, de pré-incubação e de incubação; e conexão empresarial, com espaços de coworking, atendimentos, visitas e outras estratégias de conexão com o mercado.

“Essa conexão entre os ecossistemas do agronegócio de Londrina e de Maringá é fundamental para que o movimento cresça e para que isso resulte em novas oportunidades e fortalecimento dos mercados ligados ao setor nas duas cidades”, observa a consultora do Sebrae/PR, Beatriz Poletto.

Para Hugo Kern, analista de inovação da Embrapa Soja (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em Londrina, uma das melhores formas de estimular o setor é unindo instituições, empresas, produtores e demais atores da cadeia produtiva.

“Temos que conhecer o melhor das cidades para trabalharmos em sinergia. Londrina e Maringá, cada uma tem a sua expertise, com universidades muito fortes trabalhando, cooperativas, instituições de pesquisa, muitos produtores. Essa interação gera conexão de ideias, de soluções, promovendo tecnologia e oportunidades, além da consolidação do eixo norte do Paraná como polo atrativo para o Brasil e para o mundo”, comenta Kern.

Lideranças do agro de Londrina e Maringá se reuniram na Expoingá;. Foto: Divulgação.

Missão para a Farm Progress
A Evoa Aceleradora de startups e o Banco Sicoob Metropolitano divulgaram, durante a ação, missão técnica para a maior feira agro dos Estados Unidos, a Farm Progress Show 2024, em agosto. O evento é reconhecido mundialmente como essencial para o setor, onde os participantes podem conhecer novos produtos e lançamentos, além de interagir com produtores locais do Corn Belt, a região mais produtiva dos Estados Unidos.

A missão começará por Chicago e incluirá visitas técnicas a renomadas empresas do setor, como Bayer, CNH Industrial, além de cidades históricas como Dekalb, St. Louis, Indianápolis, além das fazendas em Moline, Effingham e Laffayete. Os produtores também terão a oportunidade de visitar a Universidade Purdue, uma instituição de destaque que mantém fortes laços com o agronegócio brasileiro.

O roteiro será encerrado em Nova Iorque. Para mais informações e inscrições, os interessados podem visitar o estande do Sebrae/PR na Expoingá ou acessar: www.farmprogress.com.br.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *