A Chapada Diamantina foi palco de abertura do evento Integra Chapada, promovido pelo Sebrae, nesta quarta-feira (05), no Mercado Cultural, no centro de Lençóis. O evento, que segue até sábado (8), busca fomentar o desenvolvimento econômico, turístico e social de nove Chapadas do Brasil, e atraiu empreendedores, lideranças locais, autoridades, trade turístico e a comunidade em geral, que participaram de uma séria de atividades culturais e turísticas. Essa é uma proposta do programa Transformar Juntos do Sebrae para promover o compartilhamento de aprendizados, soluções e cases de sucesso desenvolvidos no ecoturismo em todos os territórios.
A abertura contou apresentações culturais de grupos locais como o Maculelê, do grupo de capoeira Corda Bamda e da Phylarmônica Lyra Popular, e de outras cidades da região como Trança Fitas de Mucugê, e foi marcado pelo lançamento da Agência de Desenvolvimento Integra Chapada, e do selo de edição especial do evento, Integra Chapadas, desenvolvido pelo Correios.
Com o objetivo de criar ambientes favoráveis através da gestão inovadora, empreendedorismo e inclusão comunitária, a Agência de Desenvolvimento Integra Chapada chega para integrar as ações de fomento ao turismo e desenvolvimento econômico da região.
De acordo com o coordenador de desenvolvimento territorial do Sebrae Bahia, Maurício Carvalho, o programa Líder vem preparando governantes de todo o território para que os eixos elencados por eles sejam trabalhados e articulados, e assim, pulverizados em toda as regiões. “Estamos felizes com os resultados exibidos através do Programa Líder, e o Integra Chapadas trouxe esses temas importantes para o desenvolvimento local e para toda a cadeia turística da região. Um espaço de troca de experiências e boas práticas entre as regiões participantes”, falou.
Para o gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, a participação dos agentes de desenvolvimento da Agência Integra foi indispensável para a construção e institucionalização do grupo de trabalho, o que beneficia todo o território. “Os agentes de desenvolvimento se uniram durante 1 ano e 8 meses em convergência para criar estratégias e articular ações que serão apresentadas durante todo o evento. São ferramentas fundamentais para acelerar os processos de desenvolvimento de ações estratégicas que fomentem o turismo e aqueçam a economia local”, concluiu o gestor.
O presidente do Consórcio Chapada Forte e prefeito do município de Andaraí, Wilson Cardoso, destacou a importância da interação nacional inédita entre lideranças turísticas de onze Chapadas do Brasil, para o lançamento do Integra Chapadas. “Todos ganham quando a atividade turística funciona de forma organizada. Isso é o que promove mais qualificação, segurança e desenvolvimento e alcança todas as esferas da comunidade”, ressaltou.
A prefeita de Lençóis, Vanessa Sena, ressaltou a satisfação em sediar a primeira edição do Integra na Chapada Diamantina, e destacou a importância da troca de experiências entre os governos federal, estadual, municipal, iniciativa privada e comunidade, para o desenvolvimento dos destinos como modelos de sustentabilidade. “Falar em turismo sustentável é pensar de forma consciente, levando sempre em consideração a relação de manutenção entre meio ambiente, comunidade e turista”, afirmou a prefeita.
A representante da Secretaria de Turismo do Estado, Fabíola Paz Leme destacou os esforços do governo em promover ações estratégicas que contemplem todos os territórios do estado “ É muito importante o trabalho que será realizado pela Agência de Desenvolvimento, que é uma referência e suporte para os demais municípios em atividades turísticas na Bahia e até no Brasil”, destacou Fabíola.
Tássia Correia, sócia criadora da startup Janoo, inovadora em gestão de atrativos turísticos, afirmou que o evento promove insights para profissionais do turismo de todas as Chapadas participantes. “A programação do evento está muito rica e já fizemos várias conexões importantes sobre assuntos como ordenamento turístico, integração regional e sustentabilidade. Temas que geralmente não são aprofundados em eventos de turismo, mas que no Integra Chapadas, estão sendo abordados com muita propriedade”, declarou Tássia.
–