Iniciativas e personalidades inovadoras são premiadas no Oeste | ASN Paraná


Um dos destaques do primeiro dia do Summit Iguassu Valley foi a entrega do foi Prêmio Iguassu Valley, que reconheceu personalidades, empresas, projetos e instituições de ensino e pesquisa que têm desempenhado papéis fundamentais no fortalecimento do ecossistema local através da inovação. A cerimônia premiou esforços e conquistas em diversas categorias, celebrando a criatividade e a dedicação que impulsionam o desenvolvimento regional.

Com o objetivo de fomentar a inovação e destacar as melhores iniciativas, o Summit Iguassu Valley reuniu líderes, empreendedores e pesquisadores para compartilhar experiências e ideias. O evento proporcionou um ambiente propício para networking e colaborações futuras, reforçando a importância da inovação para o crescimento sustentável.

Josiane Gonçalves Daga, CEO da Daga, venceu na modalidade Inovação de Produto, na categoria Pequenas Empresas e Startups. Ela expressou gratidão ao receber o prêmio.

“O troféu representa um reconhecimento por todo o trabalho que temos feito e é um sinal de que estamos no caminho certo. A Daga surgiu da nossa necessidade como pequenos produtores e temos conseguido desenvolver tecnologias que realmente fazem diferença para o pequeno produtor. É isso que nos move”, disse Josiane.

Josiane Gonçalves Daga, CEO da Daga, venceu na modalidade Inovação de Produto, na categoria Pequenas Empresas e Startups. Fotos: Jean Pavão.

Gustavo Valcarenghi, líder de inovação da Via Labs, da Via Group, que venceu na mesma modalidade que a Daga, mas na categoria Grandes Empresas destacou a importância do prêmio para a empresa e o ecossistema.

“Esse prêmio nos gratifica por toda a jornada que tivemos até agora em criar uma Via mais tecnológica e acessível para todos os produtores de leite e laticínios. Para nós, o ecossistema é a base da inovação, então receber este reconhecimento durante o Summit é ainda mais especial”, afirmou Gustavo.

Gustavo Valcarenghi, líder de inovação da Via Labs, da Via Group, comemorou o Prêmio.

Siro Canabarro, CEO da Tecinco, vencedor na modalidade Personalidade Destaque em Inovação, categoria Médias Empresas e Startups, relembrou a trajetória ao ser reconhecido.

“Recebo esse prêmio com muita alegria. Já são mais de 30 anos trabalhando com tecnologia, levando a inovação para além da minha empresa, ajudando startups e motivando muitas empresas a inovarem. Fico muito feliz mesmo. Espero que com este prêmio eu possa inspirar outras pessoas e motivá-las para que continuem colaborando com o ecossistema e, no futuro, colham um fruto como esse também”, declarou Siro.

Siro Canabarro, CEO da Tecinco e presidente da ACIC, foi vencedor na modalidade Personalidade Destaque em Inovação, categoria Médias Empresas e Startups

Andres Lopez Lens, coordenador do Prêmio Iguassu Valley, explicou a finalidade do prêmio e a importância do reconhecimento.

“O Prêmio Iguassu Valley tem a finalidade de coroar o que vem sendo feito no ecossistema ao longo dos últimos anos. Com ele, vamos fomentando tanto o empreendedorismo de base, por meio das novas startups que geram novos negócios, bem como as empresas médias e grandes, que também já geram muitos produtos, serviços e negócios. É uma forma de reconhecermos, enquanto ecossistema, os esforços de cada um dos premiados e indicados”, explicou Andres.

Andres ressaltou que o Prêmio valoriza e motiva a inovação local. Fotos: Jean Pavão.

Indicações e avaliação

Para a composição da lista dos candidatos ao Prêmio, foi aberta uma lista de indicações, que puderam ser feitas pela comunidade até o dia 5 de abril. Depois, os projetos foram encaminhados a uma banca avaliadora, que analisou critérios específicos para cada modalidade. Em inovação de produto, foram analisados os seguintes critérios: criatividade e inovação; posicionamento no mercado; e impactos científicos, tecnológicos, ambientais, econômicos e sociais. Na categoria inovação em processos de negócios, além destes, também foram analisados desempenhos de processos. Já na categoria personalidade destaque em inovação, foram levados em conta os seguintes critérios: inovação, criatividade e impacto no ecossistema; colaboração, liderança e inspiração; e dedicação, comprometimento e reconhecimento externo.

Entrega dos envelopes que continha os nomes dos vencedores foi feita pelo robô Scott.

“Tudo foi analisado com muito cuidado, pois os projetos foram realmente muito bons. Nesta edição, ampliamos as categorias, passando de 11 para 14 prêmios, o que nos possibilitou contemplar mais nomes de relevância para o fomento à inovação local. Estamos muito felizes com os resultados e esperamos que, na próxima edição, tenhamos ainda mais inscritos e indicados”, pontua o consultor do Sebrae/PR, Alan Debus.

Confira a lista completa de vencedores do Prêmio Iguassu Valley

Modalidade Inovação de Produto

●    Micro e Pequenas Empresas e Startups: Daga Tecnologia e Engenharia Ltda, projeto “Democratização de GNSS na Agricultura Digital”

●    Médias Empresas e Startups: Prime Agro Produtos Agrícolas Ltda, projeto “Vislumbre”

●    Grandes Empresas: Via Group Participações Ltda, projeto “Biometano – Logística Econômica e Sustentável”

●    Instituições de Ensino e Pesquisa: Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark, projeto “Queijos Finos”

●    Organizações Públicas: Município de Foz do Iguaçu, projeto “Repara Foz – Credenciamento de Pequenos Empreendedores Como Uma Política Social”

Modalidade Inovação em Processos de Negócios

●    Micro e Pequenas Empresas e Startups: LGPD no Front Ltda, projeto “Método LGPD no Front”

●    Médias Empresas e Startups: Prime Agro Produtos Agrícolas Ltda, projeto “Biofábricas – Biológicos”

●    Grandes Empresas: Frimesa Cooperativa Central, projeto “Frimesa – ESG 2040”

●    Instituições de Ensino e Pesquisa: Exo HUB One Centro de Pesquisa e Inovação Ltda, projeto “ExoHUB CITA – Centro de Inovação e Tecnologia da ACIFI”

●    Organizações Públicas: Município de Toledo, projeto “Edital de Inovação CPSI”

Modalidade Personalidade Destaque em Inovação

●    Micro e Pequenas Empresas e Startups: Rufer Haubricht Furtado Filho, Agriwest Gestão Agroempresarial

●    Médias Empresas e Startups: Siro Canabarro, Tecinco Tecnologia Ltda

●    Grandes Empresas: Irineo da Costa Rodrigues, Lar Cooperativa Agroindustrial

●    Instituições de Ensino e Pesquisa: Thiago França Naves, UTFPR/LAMIA

●    Organizações Públicas: Alcione Tadeu Gomes, Parque de Agroinovação Fundetec – Cascavel

O Prêmio Iguassu Valley é realizado pelo ecossistema Iguassu Valley, em parceria com o Sebrae/PR e o Sistema Fiep.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *