Contar com um blog corporativo fará toda a diferença para o seu negócio. Por meio dele, você tem a oportunidade de trazer conteúdo relevante para a sua audiência, se tornar autoridade dentro de seu mercado e ainda alavancar as vendas.
Por essa razão, quanto antes iniciar a sua estratégia, melhor. Hoje, contar com uma ferramenta como essa deixou de ser um diferencial, mas uma prioridade para quem deseja melhorar os resultados e ser lembrado no momento da compra.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira algumas das principais vantagens dessa estratégia, confira algumas dicas para implementar, além de conferir como o conteúdo relevante vai possibilitar um destaque em sua área.
Quais as vantagens de um blog corporativo
Primeiro, é importante conhecermos algumas das principais vantagens de contar com um blog corporativo. Confira!
Posicionamento de marca e proximidade com o público
O posicionamento de marca contribui para a empresa ser lembrada em diferentes momentos de compra. Trata-se da forma como a empresa se apresenta ao mercado e deve ser refletida em vários aspectos da comunicação para que a estratégia seja bem-sucedida.
Suponhamos que uma empresa do nicho industrial venda produtos sustentáveis para a alimentação vegana. Nesse caso, ao produzir conteúdos focados em sustentabilidade, meio ambiente, curiosidades sobre esse estilo de vida, entre outros pontos, a organização se configurará como uma autoridade nesse assunto. Com isso, mais pessoas tendem a se interessar pela marca, o que refletirá em mais conversões e, naturalmente, mais vendas.
Para o blog corporativo conseguir impactar o posicionamento, é necessário entender desde o início qual é o seu público, quais são suas dores e focar nesse nicho. Assim, valores, propósitos e comportamentos serão refletidos nos materiais da empresa.
Tráfego orgânico
Um dos principais diferenciais de investir em um blog corporativo está no tráfego orgânico, que é aquele que vem de forma espontânea. Ao investir em uma estratégia de conteúdo para o seu nicho (abordaremos isso mais adiante), você identificará quais são as palavras-chave mais relevantes para o público, estruturará um material que responda a essas perguntas e garantirá que a página seja encontrada nos principais canais de busca.
Além disso, a criação de materiais para um blog exige técnicas de SEO para conquistar cada vez melhores posições. Voltando ao exemplo da indústria que vende alimentos para o público vegano, existem palavras que seriam fundamentais para a estratégia, como “alimentação vegana”, “veganismo”, “vantagens da alimentação vegana”, entre outras.
Sempre que alguém se interessar por esses temas, poderá facilmente encontrar a página e tirar suas dúvidas a respeito do assunto, interagindo mais com todo o conteúdo gerado em seu canal.
Geração de leads e aumento das vendas
A primeira estratégia para a criação de conteúdos em um blog está voltada para a atração de tráfego. Com isso, você aumentará o volume de pessoas que acessam diariamente suas páginas e produtos.
Após alcançar um número considerável de visitantes, chega o momento de traçar ações para converter esses acessos. Inicialmente, não conseguimos obter nenhuma informação de contato das pessoas que acessam o blog. No GA4, temos a oportunidade de verificar de onde vêm os acessos, de quais dispositivos são acessados, qual é a região que mais se interessa pelos materiais, gênero, entre outros.
No entanto, para que você saiba quem é essa pessoa, quais são suas dores, obtenha informações de contato (dentro das diretrizes da LGPD) e consiga identificar quais produtos a interessam, é preciso traçar ações de conversão de leads. Para isso, é necessário criar materiais ricos, como e-books, infográficos, planilhas e calculadoras. Com o intuito de fazer o download, a pessoa precisa fornecer suas informações, o que permite abordagens de acordo com o momento de compra daquele usuário.
Baixo custo
Essa é uma oportunidade de atrair pessoas interessadas para o seu canal a um baixo custo. Ao produzir conteúdo relevante para o seu nicho e otimizá-lo de acordo com as boas práticas de SEO, seu material tende a ficar entre as primeiras posições nos mecanismos de busca. Consequentemente, isso atrairá tráfego qualificado, gerará conversões e continuará trazendo resultados sem a necessidade de novos investimentos.
Normalmente, o valor gasto para essa estratégia é com o profissional que escreverá os materiais e avaliará continuamente os resultados. Isso é diferente do investimento em anúncios pagos (ADs), que exige constantes aplicações para manter a palavra-chave entre as primeiras posições e ser encontrada pelo público.
Educa o mercado
Destacamos ainda o fato de que um blog com conteúdos relevantes educa o mercado. Normalmente, o lead não entende muito bem o cenário no qual você está inserido. Ao produzir materiais para cada estágio do funil, você terá a possibilidade de fornecer mais informações sobre a área, seu produto e até mesmo sobre aplicações práticas do seu negócio, utilizando cases de sucesso.
Esse tipo de estratégia impacta principalmente o time de vendas, que contará com bons materiais para contornar as objeções dos clientes.
Como criar um blog corporativo
Agora, apresentaremos mais informações para que você crie um blog corporativo e inicie uma estratégia de sucesso. Confira!
Defina objetivos e KPIs
Antes de partir para a criação do blog, é importante definir quais são os objetivos e KPIs que serão analisados ao longo do processo. Com isso, você vai garantir que a performance seja avaliada de acordo com o intuito, impactando no desvio de rotas caso algo não saia dentro do que foi planejado.
Entre os objetivos que podem ser avaliados em uma estratégia de blog, destacamos brand awareness, engajamento com a marca, geração de leads, geração de vendas, aumento do tráfego orgânico, entre outros. Cada um desses objetivos conta com KPIs distintos, que podem ser:
- brand awareness: seguidores no Instagram;
- engajamento: compartilhamento do conteúdo nas redes sociais e comentários no post;
- geração de vendas: fechamento de vendas dentro do período analisado;
- geração de leads: conversões dentro das LPs de conteúdos ricos;
- tráfego orgânico: número de sessões orgânicas no site, número de usuários orgânicos no site.
Crie a persona
Persona é a representação semifictícia de seu cliente ideal. A diferença para o público-alvo é que, nesse caso, vai haver muito mais detalhamento sobre quem realmente acessa os seus canais e se interessa pelo seu conteúdo. Imagine uma empresa do segmento de marketing que busca gerar engajamento em seu site, aumentar o tráfego qualificado e fechar vendas de pessoas interessadas em fazer a gestão de redes sociais:
- público-alvo: donos de empresas entre 30 e 50 anos que não contam com uma estratégia de redes sociais;
- persona: Flávio, 35 anos. Tem um mercado de bairro e se interesse pelos canais digitais, mas não sabe como começar. O seu principal objetivo em estar presente em diferentes mídias é o de aumentar o seu alcance, uma vez que ele faz entregas delivery. Tem dificuldades em produzir conteúdo, não conhece bem o seu público e não sabe quais são as publicações que realmente podem trazer retorno. Busca por uma agência que vai atender a esses diferenciais, aumentando as suas vendas e garantindo mais entregas.
Percebe como a persona traz uma definição bem mais completa e possibilita a criação de conteúdo relevante para as dores de quem vai fechar o negócio? Para criar um documento com todas as informações que realmente façam sentido para o seu negócio, é importante inicialmente pedir aos atuais clientes que respondam questionários e, a partir disso, identificar problemas e objetivos em comum.
Ao identificar padrões, você terá a possibilidade de descrever características e comportamentos, direcionando sua estratégia de blog.
Escolha a plataforma do blog
Escolher a plataforma do blog é o próximo passo para uma estratégia bem-sucedida. Para isso, é importante analisar inicialmente os principais recursos disponíveis na ferramenta pesquisada.
O ideal é que a plataforma permita a instalação de plugins que possibilitem a inserção de banners para a conversão de leads, a análise de palavras-chave ranqueadas e de conteúdos relevantes que performam bem. Também é importante ter funcionalidades voltadas para a personalização do canal, fazendo com que sua marca seja vista por qualquer pessoa que acesse o site.
A ferramenta deve ter recursos integrados que contribuam para o engajamento de sua comunidade, como uma caixa para assinatura de e-mails (que permita o envio de newsletters periódicas), seções de comentários para as pessoas deixarem suas opiniões e contribuições, além da integração com ferramentas de redes sociais, como o Twitter.
Avalie ainda a possibilidade de inserir formulários para que as pessoas se inscrevam em sua base de leads. Como abordamos, é por meio dessas inscrições que você terá a oportunidade de conhecer as pessoas que acessam seu site, seus objetivos e dores.
Crie um cronograma de conteúdos
Entender a importância da produção de conteúdo para cada etapa do funil faz com que seja preciso criar um cronograma. Primeiro, faça uma análise dos principais concorrentes que se destacam na produção de materiais, independentemente do formato. Avalie quais temas são abordados, quais assuntos geraram engajamento e examine os comentários nas publicações, pois podem existir dúvidas comuns do seu público que gerarão novos materiais.
Depois de levantar as temáticas que podem ser abordadas, é preciso definir a frequência e os horários das publicações. Sempre analise diferentes momentos, pois isso pode contribuir para uma definição precisa sobre quando fazer as publicações.
Com o andamento da estratégia, confira quais temas melhor performaram e avalie se, a partir deles, você consegue extrair outros materiais para obter resultados semelhantes. Recomendamos também trabalhar a estratégia de topic cluster. Com ela, você criará um conteúdo mais detalhado sobre uma temática geral e, a partir desse tópico, desenvolverá vários outros conteúdos menores que fazem links para o texto completo.
Saiba medir a performance
Existem métricas que precisam ser avaliadas para o sucesso de um blog corporativo. Assim, a estratégia pode ser revisitada de forma contínua, de modo que os resultados aumentem consideravelmente e você consiga atingir os resultados esperados.
A primeira delas é a taxa de rejeição. Trata-se do percentual de pessoas que acessaram um conteúdo, mas não navegaram por nenhuma outra página de seu site. O ideal é que esse valor não seja muito alto, uma vez que vai demonstrar o interesse de sua audiência em prosseguir com os materiais produzidos pela sua marca.
Caso esteja elevada, existem fatores que podem impactar, como promessas de título não cumpridas no conteúdo, layout confuso do blog e disposição de informações feita de maneira equivocada, mal uso das palavras-chave, entre outros.
O tempo de permanência também deve ser avaliado. Suponhamos que você tenha produzido um material completo sobre o seu nicho de atuação que tira todas as dúvidas do leitor. Esse conteúdo performou bem nos canais de busca, mas conta com uma taxa de permanência de 1 minuto. Isso significa que as pessoas não estão lendo o seu material, o que não é efetivo com a estratégia. O principal motivo é o de que o material não corresponde às expectativas do público, tornando necessário rever os tópicos presentes nele.
Tráfego total orgânico é uma das principais métricas, que não pode ser deixada de lado. É por meio dele que você vai entender se realmente houve um aumento do número de visitantes e quais são as palavras-chave que mais trouxeram retorno.
Outras métricas e análises que podem ser implementadas em sua estratégia:
- origem do tráfego;
- número de palavras-chave ranqueadas;
- desempenho do site;
- conversões nas principais Landing Pages do canal;
- número de conversões na newsletter;
- conversões em materiais ricos.
Escolha bem a hospedagem
Para a escolha da hospedagem de seu blog, é preciso inicialmente ficar por dentro dos seus principais tipos:
- hospedagem gratuita: recomendada principalmente para quem está no início do processo e não conta ainda com verbas para o investimento. Justamente por ser gratuita, conta com limitações de funcionalidades, o que pode se tornar um problema a partir do momento em que o tráfego aumenta e a empresa precisa gerar mais resultados;
- hospedagem compartilhada: nesse caso, há mais funcionalidades que podem ser aproveitadas. Porém, vai compartilhar os recursos do servidor. O principal diferencial está no custo-benefício, mas novamente terá limitações com o crescimento de demanda e aumento do tráfego do site;
- Servidor Virtual Privado: esse é o modelo mais indicado para quem necessita hospedar muitos sites, como e-commerces ou também para blogs que cresceram exponencialmente;
- Servidor Dedicado: esse é um dos tipos de hospedagem que mais oferecem oportunidade de personalização, investimento imprescindível para quem tem sites grandes;
- Hospedagem Cloud: tem como base a computação em nuvem, construída descentralizadamente, com mais escalabilidade e disponibilidade para quem opta por ela.
Após conhecer todos os tipos de hospedagens e aqueles que melhor se encaixam às suas necessidades, é preciso ficar por dentro dos recursos que um servidor deve ter:
- armazenamento: quantidade de dados que o servidor suporta;
- transferência: quantidade de dados transferida em um espaço de tempo entre o navegador de quem acessa e o seu sistema;
- e-mails: avaliar qual é a quantidade de e-mails que pode ser personalizada para o seu site;
- painel de controle: avaliar quais são os relatórios gerados, usabilidade etc.;
- Certificado de Segurança SSL: garante a comunicação segura entre quem acessa e o seu servidor.
Por fim, é preciso avaliar ainda quais são os planos disponíveis pela hospedagem, recursos adicionais, privacidade e o custo-benefício. Existem riscos eminentes de contar com um serviço barato. Com a LGPD, caso haja qualquer vazamento de informações de seus clientes por meio de ataques, as multas podem ser muito altas, além de prejudicar toda a credibilidade de seu canal.
Como usar marketing de conteúdo em blogs corporativos
Produzir conteúdo relevante fará toda a diferença para o seu site. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Rock Content, empresa global de produção de conteúdo, negócios que produzem mais de 13 materiais por mês tendem a conquistar mais visitas, o que garante a efetividade da estratégia. A seguir, trouxemos algumas dicas para começar a trabalhar com essa ação em seu blog corporativo. Confira!
Produza conteúdo para cada estágio do funil
Ao conhecer a sua persona, você tem a oportunidade de ficar por dentro das principais dúvidas que ela tem a respeito de seu mercado. A partir disso, é possível criar um cronograma de conteúdos. O ideal é que haja publicação de materiais para cada estágio do funil de vendas.
Para o topo, é preciso levar em consideração que a pessoa ainda não está buscando resposta para nenhum problema, uma vez que, muitas vezes, ela nem sabe que ainda o tem. Quem acessa o seu site também não tem nenhum relacionamento com a sua marca. Portanto, soaria agressivo caso os conteúdos desse estágio já oferecessem um produto. Sendo assim, é importante ser educativo e não publicitário.
Voltando ao exemplo da agência de Marketing mais acima, podemos definir alguns temas, como:
- quais as redes sociais mais usadas em 2024;
- quais assuntos abordar nas diferentes redes sociais;
- como aumentar as vendas com as redes sociais;
- como fazer uma estratégia de delivery eficiente para o meu negócio, entre outros.
Para conteúdos de meio funil, é o momento em que a persona já considera que tem um problema. Nos conteúdos produzidos para esse momento de compra, é importante contar com pontos de conversão para que a pessoa acesse conteúdos ricos, preencha formulários e tire suas dúvidas a respeito de seu produto. Aqui, o foco maior é em trazer soluções para um problema. Assuntos que podem ser abordados seguindo pelo mesmo exemplo:
- agências de marketing para redes sociais;
- como uma agência pode impactar nos meus resultados;
- quais são as melhores agências da cidade X;
- vantagens de contratar uma agência de publicidade.
Por fim, nos conteúdos de fundo de funil, estamos em uma etapa de decisão. Assim, você pode abordar diretamente sobre o seu produto e serviço, além de trazer cases e depoimentos de clientes. É por meio desses materiais que a pessoa vai entender como o serviço funciona na prática e os diferenciais de contar com ele. Exemplos de conteúdos que podem ser utilizados na estratégia:
- como a empresa X se destacou com as vendas ao contar com o apoio de nossa agência;
- como a agência X impactou nos resultados da empresa Y;
- como a empresa Y aumentou 100% o número de seus seguidores no Instagram com a nossa parceria, entre outros.
Conheça os diferentes formatos
Posts em formato escrito não são a única maneira de produzir conteúdo para sua estratégia. Outras ações também podem ser implementadas, como materiais ricos.
Infográficos trazem uma ilustração mais precisa dos materiais, com informações objetivas e curtas, o que contribui para que a persona acesse rapidamente as informações presentes. E-books podem ser produzidos para oferecer uma versão mais ilustrativa e completa. Tanto infográficos quanto e-books podem ser disponibilizados após o preenchimento de formulários, o que contribui para identificar quem são os leitores que acessam suas páginas e quais são seus interesses.
Conteúdos em formato de áudio também têm ganhado destaque nos últimos anos, especialmente os podcasts. Nesse caso, você pode convidar uma pessoa de seu nicho para debater diferentes assuntos relevantes, o que também impacta sua autoridade.
Não há uma receita de bolo para o formato que deve ser utilizado; isso vai depender de como sua persona acessa os conteúdos. Por isso, conheça aqueles que performam melhor e invista em materiais que realmente gerem valor para seu público.
Produza conteúdo de retenção
Muito se fala sobre o conteúdo para atrair leads qualificados. Porém, indicamos que também haja materiais para reter o seu cliente e garantir que ele tenha satisfação com o que foi contratado.
No exemplo da agência de marketing apresentada acima, temos a oportunidade de produzir materiais que expliquem de forma prática quais os diferenciais de contar com essa parceria, como solicitar atendimento, quais são as áreas da empresa e os profissionais envolvidos, quais são as ações elaboradas, entre outros exemplos que gere valor para a parceria e contribua para a manutenção do contrato.
Neste conteúdo, você pôde conhecer um pouco mais sobre as dicas de blog corporativo que podem ser implementadas em seu negócio. Como vimos, trata-se de uma estratégia que fará toda a diferença para os seus resultados, mas que exige contar com uma hospedagem de qualidade para usufruir de todos os benefícios que abordamos.
Para isso, entre em contato com a gente, converse com nosso time de especialistas e saiba como a nossa empresa pode auxiliar nesse processo.