Na edição deste ano da Feira do Empreendedor, o Sebrae/PR trará uma atividade de “edutretenimento” destinada a crianças de 7 a 12 anos. Na ação batizada de “O Empreendedor do Futuro” as crianças terão contato com o mundo do empreendedorismo, através da jornada de confecção de um produto, do planejamento à venda.
A consultora do Sebrae/PR, Adriana Schiavon Goncalves, detalha como a proposta combina educação e diversão em um circuito empreendedor voltado para os pequenos.
“A atividade será, basicamente, um circuito empreendedor, onde as crianças vão construir um produto. Primeiro, haverá uma etapa sobre empreendedorismo; depois, falaremos de finanças, quando as crianças aprenderão um pouco sobre compras e insumos, e então, elas construirão um produto,” explica Adriana.
O produto escolhido para a atividade é um bolo, e a confecção passará por todas as etapas, desde a produção até a embalagem e venda. O circuito começa com uma introdução ao empreendedorismo, seguida por uma fase de finanças. As crianças aprenderão sobre a compra de insumos necessários para a produção do bolo, abordando, assim, conceitos básicos de economia. Na sequência, a produção do bolo envolverá uma breve imersão na profissão de cheff confeiteiro.
Após a produção, as crianças vão dar a “cara” para a embalagem do bolo, discutindo questões de marketing, design, sustentabilidade e vendas.
“No final, haverá um quiz, como um jogo, para testar os conhecimentos e a assimilação do conteúdo,” completa Adriana. Segundo ela, durante todo o processo, serão trabalhadas habilidades empreendedoras, comportamentais e sociais, como protagonismo, trabalho em equipe e criatividade.
As atividades não exigem inscrição prévia, a entrada é por ordem de chegada, permitindo a participação de até 40 crianças por sessão.
“Este trabalho é feito de maneira muito lúdica pelo Sebrae, tentando falar a linguagem da criança,” destaca Adriana. “Vejo a importância de, desde cedo, as crianças adquirirem conhecimentos sobre empreendedorismo. Muitas escolas já incluem atividades de empreendedorismo em suas metodologias, pois isso abre possibilidades de pensamento para o futuro”, acrescenta.
Nos dias de semana, o espaço estará aberto para escolas previamente interessadas, enquanto no fim de semana, a participação será aberta para crianças acompanhando seus pais na feira. As escolas que tiverem interesse em agendar participação no espaço, podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. As vagas para as escolas são limitadas.
Conceito
Adriana enfatiza o diferencial do conceito de edutretenimento, que se diferencia de um espaço infantil comum.
“A ideia é proporcionar algum aprendizado para o participante. Edutretenimento é uma mistura de educação e entretenimento. Por meio de uma atividade lúdica de empreendedorismo, as crianças vão vivenciar um pouco do que é ser um empresário e abrir uma empresa”, detalha.
Feira do Empreendedor
Neste ano, a Feira do Empreendedor ocorrerá de 26 a 29 de setembro, em Curitiba, com entrada gratuita. Destinada a empreendedores e interessados em networking e mercado, contará com expositores de segmentos diversos, incluindo soluções digitais, franquias, serviços e representações comerciais.