A Escola do Sebrae, instituição reconhecida nacionalmente pela sua metodologia inovadora, completa, em 2024, 30 anos. A escola, que alia o Ensino Médio ao curso técnico em Administração ou Marketing, foi fundada em 1994, seguindo um modelo austríaco de educação, adaptado à realidade brasileira. Ao longo das três décadas, formou mais de 15 mil estudantes e expandiu a sua atuação para o interior e para outros estados, alcançando jovens de todo o país.
O fundador da Escola, Stefan Salej, relembra o cenário econômico na época da fundação da Escola. “Tínhamos um ambiente de alta inflação e muitas dificuldades, então percebemos a necessidade de preparar os jovens para os desafios do mercado. Sabíamos que isso só seria possível por meio da educação, por isso, resolvemos estudar modelos de outros países e trazer para o Brasil. O resultado foi a criação de uma metodologia própria, com raízes austríacas, que tinha como premissa a formação de estudantes com mentalidade empreendedora, com a cabeça aberta para o mundo”, conta.
Além da referência internacional, a Escola do Sebrae tem a sua base na metodologia de projetos, sendo três deles considerados estruturantes no processo de ensino-aprendizagem: Tutoria, Empresa Simulada e Vitrine. Os projetos, aplicados no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio (respectivamente), proporcionam aos estudantes aplicar na prática os conhecimentos teóricos. A cada ano, os alunos realizam um dos projetos, passando por uma trilha de aprendizado em gestão e empreendedorismo. No 1º ano, conhecem o dia a dia de uma empresa, por meio de visitas guiadas, no projeto Tutoria; no 2º ano, fazem a gestão de um negócio em um ambiente virtual, passando por todos os setores da empresa, no projeto Empresa Simulada; por fim, no 3º ano, desenvolvem um projeto ou uma ideia de negócio real, por meio da elaboração de um plano de negócios, no Projeto Vitrine.
Outro grande projeto da Escola do Sebrae são as Missões Nacionais e Internacionais. Realizado desde 2008, o projeto garante a participação de estudantes nos maiores eventos de empreendedorismo do mundo. Nas Missões dos Estados Unidos e da Europa, os jovens participam de Feiras Internacionais de Empresas Simuladas, onde têm a oportunidade de interagir com jovens e culturas de todo o mundo, e de Desafios Globais de Negócios, onde devem solucionar um case real de um negócio; além de fazerem visitas técnicas em grandes empresas, universidades e centros de pesquisas. Nas Missões Nacionais, os jovens visitam projetos e empresas brasileiras conhecendo a realidade dos negócios do nosso país, além de vivenciarem de perto o trabalho realizado pelo Sebrae para o desenvolvimento e sustentabilidade dos pequenos negócios. Ao longo dos anos, a Escola já recebeu dezenas de premiações nacionais e internacionais nos desafios globais que participa.
A gerente da unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho, destaca como a metodologia inovadora da Escola do Sebrae impacta e transforma a vida do estudante.
“Aqui na Escola, o estudante é estimulado a todo momento a desenvolver comportamentos e habilidades empreendedoras, como autonomia, proatividade, responsabilidade socioambiental e pensamento crítico. Acreditamos em uma formação que prepara o jovem para os desafios do mercado, independente do caminho ou profissão que seguir. Temos orgulho em dizer que daqui saem, todos os anos, jovens protagonistas e preparados para alcançarem seus projetos de vida”, destaca.
Formação para a vida
Mateus Rabelo se formou na primeira turma da Escola do Sebrae, em 1997. Na época, o curso tinha duração de quatro anos. Ele relembra com carinho o tempo vivido na Escola. “Tenho muitas memórias que me marcaram. Sinto saudades dos professores, sempre tão dedicados e envolvidos com o nosso aprendizado, trazendo um pouco da experiência e vivência empresarial que possuíam. Me lembro das aulas expositivas muito inovadoras, além das diversas visitas a empresas e viagens empresariais que participamos”, conta.
Após se formar na Escola, o ex-aluno ingressou como trainee em uma empresa logística de malha ferroviária, na qual permanece até hoje, agora em cargo de liderança. “A Escola do Sebrae foi um verdadeiro divisor de águas na minha vida. As aulas práticas e os projetos da Escola me prepararam para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com uma mentalidade empreendedora. A formação que recebi foi muito além do conteúdo acadêmico, ela me proporcionou uma visão ampla e prática do mundo dos negócios, algo que eu sempre sonhei em viver profissionalmente. Na vida pessoal, a Escola me ajudou a desenvolver habilidades essenciais para a minha autoconfiança e para a construção de relacionamentos sólidos”, ressalta Mateus.
Projeto social
O modelo pioneiro e os resultados expressivos alcançados ao longo dos anos fizeram com que, em 2010, a Escola expandisse a sua metodologia para alcançar jovens da rede pública. Foi lançado o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil – NEJ, projeto social que oferece formação empreendedora a jovens de escolas públicas, por meio do curso técnico em Administração gratuito, com duração de um (01) ano. O objetivo era oferecer aos jovens de baixa renda a mesma oportunidade de formação, estimulando o desenvolvimento de comportamentos e habilidades empreendedoras, essenciais para superar os desafios do mercado de trabalho e da vida.
Atualmente, o NEJ já conta com mais de 3 mil estudantes formados, e diversas unidades em cidades como Araxá, Uberaba, Ibirité, Itabirito, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Belo Horizonte, Contagem, Mateus Leme, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Vespasiano, Itabira, Patos de Minas, Brasília (DF), Toledo (RS) e Porto Alegre (RS).
“O NEJ é um projeto de grande impacto, na medida em que causa uma transformação real na vida do estudante. Muitos chegam desmotivados, sem perspectivas, e ao se formarem, se tornam cidadãos empreendedores e protagonistas, confiantes do potencial que carregam”, destaca Fabiana.
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Educação Empreendedora
A educação empreendedora é um dos três pilares de atuação do Sebrae Minas, juntamente com o suporte empresarial e o desenvolvimento econômico. Juntos, os três negócios visam cumprir o propósito da instituição, de “impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas”.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca que “O Sebrae entende que a educação é um dos mecanismos de transformação mais importantes da cultura de um país. Minas Gerais merece destaque especial, sendo pioneira no campo da educação empreendedora com a Escola do Sebrae, um projeto audacioso e transformador, que gera impactos não apenas nos indivíduos, mas em toda a sociedade ao redor”.
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