Uma ação promovida pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) permitiu que mais de 70 empreendedores do artesanato comercializassem 56.608 peças durante a 19ª Mostra de Artesanato e Economia Solidária, na ilha tupinambarana.
A mostra contou com estandes para exposições e vendas de peças artesanais. Entre os dias 24 e 29 de junho, os profissionais tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos, resultando em uma arrecadação total de R$ 1.742.693,50, beneficiando diretamente todos os artesãos que estavam presentes na tenda, e batendo o número de vendas do ano de 2023, quando foram contabilizados mais de R$ 960 mil em vendas.
Segundo a gerente do escritório regional do Sebrae em Parintins, Luane Pedreno, a instituição organizou uma série de iniciativas para promover o empreendedorismo durante o período do festival. “Visitamos nosso espaço na mostra de artesanato e economia solidária em parceria com a Setemp, e mais uma vez o Sebrae apoiou, por meio da UAS, a vinda de vários artesãos e empresários para o município, pois entendemos que esse momento era uma oportunidade valiosa para os pequenos negócios se desenvolverem e se destacarem”, ressaltou Luane.
Entre os empreendedores que estiveram presentes com o apoio do Sebrae, são:
– Dinalva Dias Campos (Nacib) – Barcelos
– Tainá (Teçume da Floresta) – Careiro
– Clarinda Patrícia (Cipó de Barro) – Maués
– Joana Galvão (AMARN)– Manaus
– Milena da Silva Mendonça (Dr. Guaraná) – Manaus
– Estefelan dos Santos de Souza ( Flor do Guaraná) – Manaus
– Andrey Ricardo da Silva Nery (Farinha Rico) – Tefé
– Marlene Silva (Cestaria Baniwa) – Rio Preto da Eva
– José da Saúde Guerreiro (Casa das Ervas Medicinais) – Parintins
De acordo com o artesão Paulo Eduardo Oliveira, que esgotou o estoque de peças, o intuito do evento é estimular a economia neste período.
“Através do nosso Festival de Parintins, buscamos gerar vendas e novas encomendas, na intenção de dar visibilidade ao artesanato, que é exposto aqui. Fiquei confiante no resultado e tive todas minhas peças vendidas”, disse.
Ao todo, a iniciativa reuniu mais de 20 mil visitantes e resultou na geração de emprego e renda para os artesãos e empreendedores do município.
Amazon Poranga Fashion
Além da música, dança e as manifestações culturais, para dar representatividade ao segmento artístico local, o evento também contou com uma grande programação voltada à cultura indígena, a Amazon Poranga Fashion.
A edição que também recebe o apoio do Sebrae Amazonas, busca fomentar a Economia Criativa e o empreendedorismo com foco na arte e na moda amazônica, criando um espaço de visibilidade e conexão entre seus agentes produtores através de atividades tais como desfiles, exposições, roda de negócios e oficinas diversas.