O primeiro dia do Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa, realizado nesta terça-feira (25) em Currais Novos, trouxe uma programação cultural e discussões sobre a importância dos geoparques na conservação, educação e turismo sustentável. A cerimônia de abertura contou com a participação da governadora Fátima Bezerra, da secretária de Turismo, Solange Portela, do diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes e do diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti. O coordenador científico do Geoparque Seridó, Professor Marcos Nascimento, também esteve presente.
O evento, que continua até amanhã (26), está sendo realizado no Teatro Municipal Ubirajara Galvão, em Currais Novos, no território do Geoparque Seridó. O encontro reúne especialistas, pesquisadores, gestores públicos e membros da comunidade local e internacional para discutir a importância dos geoparques como instrumentos de conservação, educação e turismo sustentável. A cerimônia de abertura contou com uma programação cultural e institucional, incluindo a apresentação do tradicional “Coco de Rodado Seridó” pela Escola Trindade Campelo, que destacou a herança cultural da região.
O diretor técnico do Sebrae-RN, enfatizou o papel do Sebrae no desenvolvimento do Geoparque Seridó.
“Desde a criação das agências do Sebrae na região, temos trabalhado para fortalecer o turismo. Apoiamos desde o início a criação do Geoparque Seridó, fortalecendo a governança e apoiando os negócios que surgiram ao longo dos anos. Atualmente, estamos executando um projeto com o apoio do Sebrae Nacional para consolidar o Geoparque Seridó como um produto turístico. Os investimentos estão sendo aplicados para melhorar a experiência dos visitantes e promover o destino, através de intervenções na comunicação visual, feiras, acesso a mercado e crédito, capacitações, entre outras ações”, disse.
Além disso, o Sebrae-RN está implementando programas de capacitação em gestão empresarial e turismo sustentável, especialmente projetados para fornecer aos empreendedores da região as ferramentas necessárias para prosperar em um mercado competitivo. Recentemente, foi realizada a formação e desenvolvimento de líderes locais através do Programa Líder Geoparque, preparando-os para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades no setor de turismo.
Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra destacou a relevância do evento que acontece no território do Geoparque Seridó. “O Seridó Geoparque Mundial da Unesco é um dos nossos maiores patrimônios, contribuindo significativamente para a interiorização do turismo. Este fórum valoriza o patrimônio geológico e cultural da região e fortalece a cooperação internacional entre os geoparques de língua portuguesa”, afirmou.
Para a diretora executiva do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó, Janaína Medeiros, este é um momento valioso para troca de experiências e melhores práticas entre os geoparques, visando fortalecer a cooperação entre os territórios.
“Estamos inaugurando hoje o primeiro Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa, um ponto de encontro fundamental para a colaboração entre doze geoparques, com seis localizados em Portugal e seis no Brasil. Juntos, estamos mobilizando esforços para desenvolver projetos e ações conjuntas, que não apenas valorizam nossos territórios, mas também reforçam e promovem o Geoparque Seridó em nossa comunidade, impulsionando seu desenvolvimento de maneira significativa.”
Durante o evento, especialistas discutiram como os geoparques podem servir como alavancas para o turismo sustentável, atraindo visitantes e protegendo os recursos naturais e culturais locais. A secretária do Estado de Turismo, Solange Portela, destacou: “Este encontro é uma oportunidade para a troca de experiências e conhecimentos entre os geoparques do Brasil e de Portugal, reforçando nosso compromisso com práticas que respeitam e conservem o meio ambiente nas políticas públicas.”
Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, e o Coordenador Científico do Geoparque Seridó, Professor Marcos Nascimento.
O Fórum de Geoparques é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte (Setur/RN), em parceria com a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur/RN) e Sebrae-RN, com apoio do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó e de instituições dedicadas ao desenvolvimento sustentável do turismo, principalmente no aspecto ambiental e dos atrativos naturais, incluindo os empreendimentos locais.
Sobre o Geoparque Seridó
Os geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e paisagens de significado geológico internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.
O Geoparque Seridó, reconhecido em 2022 como um dos geoparques mundiais da UNESCO, está situado na região semiárida do nordeste brasileiro, abrangendo a região centro-sul do estado do Rio Grande do Norte. Ele engloba completamente os territórios dos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. Esses municípios fazem parte da mesorregião Central Potiguar e abrangem partes das microrregiões Serra de Santana e Seridó Oriental.
*Com informações da comunicação do Governo do RN