Uma tenda foi montada na Travessa Liga Desportiva, ao lado da Praça de Alimentação Cultural Piawawe & Moyena Yoma, um ponto estratégico e de grande movimentação no município de São Gabriel da Cachoeira. A iniciativa acomodou 17 produtores locais para a realização da primeira feira orgânica da comunidade Tuyuka, que começou às 6h da manhã da última sexta-feira (02). O evento foi promovido pelo Sebrae Amazonas e a Associação Indígena da Etnia Tuyuka (AIETUM-SGC), em parceria com a Prefeitura Municipal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).
Farinha, beijus de tapioca, bananas, cheiro-verde, couve, entre outros produtos cultivados na comunidade, foram comercializados na feira, que promove a valorização da produção local e da agricultura familiar. Além de oferecer produtos orgânicos certificados, essa iniciativa garante segurança alimentar e nutricional à população, fortalecendo a economia local e contribuindo para a saúde da comunidade. A AIETUM possui o cadastro de Organização de Controle Social (OCS) junto ao MAPA desde 2023 fruto de ampla parceria institucional e apoio financeiro do SEBRAE e GIZ.
Ao aproximar os agricultores dos consumidores, a feira se configura como uma proposta social e econômica que fomenta e incentiva a produção comunitária. Para Cipriano Lima, membro da AIETUM-SGC, a primeira feira de orgânicos trouxe benefícios significativos aos comunitários, oferecendo uma nova dinâmica à cidade.
“Eu me sinto feliz, assim como todos os produtores. Todos que passaram na feira levaram alguma coisa, todos os produtores conseguiram vender. Esperamos que, não seja somente no Festival do Sebrae, mas que essas ações continuem. Queremos avançar junto com o Sebrae”, afirma o produtor.
A feira de produtos orgânicos integrou a programação do Festival Sebrae de Negócios de São Gabriel da Cachoeira, que começou no dia 22 de julho e seguiu até o dia 04 de agosto. O evento também contou com a participação da Primeira Fazenda Esperança em comunidade indígena, que expôs produtos de panificação produzidos pelos acolhidos. O festival tem como objetivo difundir a cultura do empreendedorismo no Alto Rio Negro, promovendo inovação e diversidade cultural, por meio de capacitações, consultorias, exposições, palestras, oficinas, rodadas de negócios e atividades culturais.
Na comunidade Tuyuka, várias ações de capacitação e consultoria foram realizadas em junho, envolvendo os agricultores locais, destacando-se o curso de formação de preço de vendas. O IDAM e o Sebrae também entregaram a CAF jurídica da AIETUM-SGC, um documento que permite o acesso a um conjunto de políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento das famílias associadas.
Frank Rodrigues, gestor do Atendimento Territorial Rio Negro do Sebrae-AM, explica que a feira de produtos orgânicos da comunidade é uma oportunidade para conhecer o trabalho desenvolvido em parceria.
“A feira permite que esse grupo seja reconhecido pela qualidade dos seus produtos. Esses produtos que foram expostos na feira de orgânicos dos Tuyukas também são ofertados para a merenda escolar regionalizada, entregues no quartel militar e nas aquisições que o governo federal compra de produtos da agricultura familiar”, conta.
O gestor ainda acrescenta que a feira tem um papel essencial na promoção de um modelo de desenvolvimento sustentável para o município.
“Elas (as feiras) não apenas garantem o acesso a alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos, mas também incentivam práticas agrícolas que preservam o meio ambiente. Além disso, ao fortalecer a agricultura familiar e promover a economia local, essas feiras contribuem para a criação de uma rede de consumo consciente e de apoio às comunidades, permitindo que os pequenos produtores alcancem mercados mais amplos e obtenham uma remuneração justa por seus produtos”, destaca.
A programação do Festival Sebrae de Negócios também incluiu feiras da agricultura familiar das comunidades Balaio e Teotônio Ferreira.