Um dos principais desafios dos empreendedores é a burocracia para abrir e manter uma empresa. Para facilitar, foi criada a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Os municípios de Santa Rita do Sapucaí e Natércia, no sul de Minas, receberão consultorias do Sebrae Minas para a implementação do sistema Redesim + Livre, nos dias 22 e 23 de abril, respectivamente.
A Redesim integra todos os processos e informações dos órgãos responsáveis pelo registro e inscrição de empresas no país, bem como alterações e baixas. Dessa forma, todas as solicitações dos empreendedores podem ser realizadas online. A ação é uma parceria do Sebrae Minas, da Jucemg e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, bem como de entidades/órgãos que fomentam a melhoria do ambiente de negócios.
A analista técnico do Sebrae Minas, Myrian Sousa, destaca que a consultoria visa automatizar todas as etapas de competência da prefeitura para a abertura e a legalização de empresas. “O projeto visa facilitar a gestão de negócios por parte dos municípios. Com essa iniciativa, atividades de baixo risco podem ser abertas de forma mais rápida. Os principais beneficiados serão empreendedores, trabalhadores e governo municipal”, reforça.
O início da consultoria será um marco para destravar a economia dos municípios, visto que deixará o mercado mais livre, ágil e dinâmico, facilitando processos de abertura e baixa de empresas. A aplicação das consultorias vai auxiliar os gestores e servidores públicos a simplificarem e desburocratizarem ações que contribuirão ainda mais para o desenvolvimento local.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Josiane Silveira
(31) 3379-9275 / 9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)
[email protected]
mg.agenciasebrae.com.br